PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Lugares, culturas e comportamento mundo afora

4 sinais de que é hora de você tirar férias

Por amandanoventa
Atualização:
 

Se você é como eu, antes mesmo de poder tirar férias você já sabe para onde vai, as pesquisas de passagens já foram feitas e parece que quatro semanas de férias não são suficientes. Mas aposto que você conhece alguém que tem férias vencidas e a vida está bem assim. Elas trabalham e simplesmente se perdem no tempo que tem disponível para as férias. Falta planejamento , falta sonhar e às vezes parece que falta até cansaço. E é aí que eu digo, talvez esteja na hora de você tirar férias.

PUBLICIDADE

1. Você é aquela pessoa que diz achando normal "faz dois anos já que eu não tiro férias".

Por razões óbvias, é hora de você tirar férias. O que você fez de tão importante no trabalho nesses dois anos que não deu para tirar alguns dias de descanso? Mesmo que você ame seu trabalho, todo mundo precisa recarregar as baterias. Não tirar férias é um grande problema nos Estados Unidos, por exemplo. Os trabalhadores americanos têm apenas duas semanas de férias e mesmo assim apenas 57% deles utilizam todos os seus dias permitidos. Isso tem gerado uma grande discussão interna no país por não considerarem a falta de descanso saudável. Algumas empresas estão até adotando a política de férias ilimitadas para estimular os funcionários a viajarem e descansarem.

2. Você tirou férias da última vez, mas não viajou.

Eu entendo... Às vezes falta dinheiro, ou o momento da vida não é o mais apropriado, você precisou usar esses dias para cuidar de outras coisas. Mas tirar férias e não viajar é quase a mesma coisa que não tirar férias. E viajar vai ser bom pra você. É importante desligar-se do ambiente familiar para ganhar novas perspectivas, ideias e inspirações. Sabe quando você pede conselho a um amigo e ele consegue encontrar uma solução para o seu problema com mais facilidade? Isso acontece porque ele está vendo o problema de fora. Viajar faz isso com você: enxergar as coisas de fora, de um outro ponto de vista. Junte isso ao refrescar de pensamentos e na volta você já está pronto para solucionar problemas.

Publicidade

2. Você tem dinheiro, mas está gastando em baladas, roupas e coisas que você nem sabe.

Não se perca no dia-a-dia. Se perca (se encontre) nas suas férias. A sorte de ter dinheiro para tirar férias e viajar não deveria ser desperdiçada com devaneios do dia-a-dia, pequenos prazeres momentâneos. Use seu dinheiro de

forma inteligente

e invista em momentos nos quais você terá

retorno pessoal

Publicidade

. Mesmo que seja apenas uma cuca fresca cheia de novas ideias.

3. Você acha legal ser workaholic.

Por definição,

workaholic

é a pessoa viciada em trabalho. Tem orgulho de entrar às 8h e sair depois das 21h, e chega a dizer que não consegue tirar férias porque tem muita coisa pra fazer. Essa pessoa não está apenas perdendo só as férias, mas também a graça de viver. Ser

Publicidade

workaholic

é tão anos 90 que chega a ser cafona ser assim em 2015, uma década onde as pessoas estão cada vez mais descobrindo as belezas do mundo e que não se vive para trabalhar.

4. Você está chato.

Você se tornou aquela pessoa que reclama de tudo, que começa a segunda-feira torcendo pela sexta e até ela chegar você vai sofrendo. E sinceramente, ninguém merece ficar ao seu lado dessa forma. Eu tenho que te contar: você virou um chato e ninguém aguenta mais as suas reclamações. Aquele que para enrolar vai pegar mais um café, volta e reclama que a impressora não está funcionando, que o chefe não faz nada e que as coisas nessa empresa não mudam. Faça-nos um favor: tire férias. Você precisa de um tempo longe dessa empresa e nós precisamos de um tempo longe de você. Adoro a definição do jornalista americano Earl Wilson: "Férias é o que você faz quando não aguenta mais fazer o que você tem feito". Está na hora.

Publicidade

Acompanhe o blog e as aventuras da Amanda pelo Facebook www.facebook/amandaviajaoficial, Twitter e Instagram @amandanoventa.

Foto: iStock

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.