Foto do(a) blog

Lugares, culturas e comportamento mundo afora

Cape Town está ficando sem água. Mas você, turista, pode ajudar

PUBLICIDADE

Por amandanoventa
Atualização:
FOTO: @amandanoventa  

Cape Town é uma das cidades mais lindas do mundo, mas pode ser a primeira grande cidade a ficar sem água. Segundo informações do jornal The New York Times, em dezembro as represas estavam com 33% da sua capacidade e agora aguardam pelo que estão chamando de "Dia Zero": o dia em que chegará a 13,5% da capacidade e as torneiras sejam desligadas. A partir desse dia, programado para 11 de maio, residentes terão que buscar água em 200 pontos pela cidade.

PUBLICIDADE

E como ficam os turistas?

De qualquer maneira, o governo da África do Sul não quer parar de receber turistas, já que o setor é o grande responsável pela criação de empregos no país. O que ele faz agora, é educar quem chega para visitar o país. Seja com placas distribuídas pelo aeroporto e pela cidade ou até através dos pilotos de avião que ao pousarem em Cape Town, dão o aviso a todos os turista, indicando o que eles devem fazer para ajudar as condições da cidade.

Especialistas dizem que não há razão para os turistas deixarem de visitar a cidade, mas é importante ficar por dentro da questão e usar a água conscientemente.

O que você, como turista, pode fazer para ajudar

Publicidade

Quando a gente se propõe a conhecer o mundo, consciência ambiental e respeito são os principais itens que você deve colocar na mala. Essa história de que só porque é turista de férias você pode fazer o que bem entender e que tudo está liberado, é retrógrada, desrespeitosa e cafona. A cidade de Cape Town recomenda algumas boas práticas para os turistas:

1. Não cancele a sua viagem

Como mencionado, o turismo é o maior responsável pelos postos de trabalho em Cape Town. A porta-voz da prefeita da cidade afirmou ao New York Times: "A cidade de Cape Town certamente dá boas-vindas e incentiva todos os turistas a visitarem nossa linda e icônica cidade".

2. Limite os seus banhos

Assim como os residentes, os turistas também são orientados a limitarem seus banhos a dois minutos, desligando a torneira enquanto escovam os dentes, evitando dar descarga regularmente, usando água reciclada e utilizando álcool gel invés de sabão e água.

Publicidade

3. Evitar dar a descarga toda vez que usar o banheiro

A campanha diz que, fazendo o número um, você não precisa dar descarga, deixe acumular. Para o número dois está liberado.

4. Boas práticas no hotel

Evitar pedir para que troquem a sua roupa de cama e banho frequentemente e evitar o uso da banheira são as principais práticas. Alguns hotéis estão oferecendo desconto para aqueles que não solicitarem gelo e também para aqueles que bebem direto da garrafa invés de usar um copo (veja bem onde ficar em Cape Town ). Outros hotéis incentivam até que você utilize baldes no chuveiro para que a água possa ser reciclada.

Amanda escreve sobre viagens. Acompanhe suas aventuras pelo instagram @amandanoventa

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.