Canadá 150 anos: parques nacionais com entrada grátis

Canadá 150 anos: parques nacionais com entrada grátis

Parques nacionais do Canadá têm entrada grátis em 2017, para celebrar o aniversário de 150 anos do país. Veja como pedir seu passe

Nathalia Molina

21 Fevereiro 2017 | 16h03

A entrada dos parques nacionais do Canadá será grátis em 2017, para celebrar o aniversário de 150 anos do país. Mais do que os parques nacionais, também lugares históricos e áreas de conservação marinha terão ingresso livre neste ano: todos os pontos administrados pela Parks Canada, organização governamental responsável pela preservação deles. Essa é uma das iniciativas em 2017 para comemorar o aniversário do país. Todo 1º de julho tem festa nas cidades canadenses: é o Dia do Canadá. Mas, com os 150 anos, a celebração não fica restrita a essa data.


Para ter direito a entrar de graça nas áreas das unidades de conservação, moradores e visitantes devem solicitar o passe pelo site da Parks Canada. Não é preciso pedir um Discovery Pass (em português, algo como passe de descoberta) para cada pessoa, mas sim um para cada grupo de viajantes. Se você estiver em família ou com amigos, peça um passe para cada carro.

As montanhas encontram o mar no Cape Town Highlands National Park - Foto Nova Scotia Tourism/Divulgação

As montanhas encontram o mar no Cape Town Highlands National Park – Foto: Nova Scotia Tourism/Divulgação

Mas, fique atento, o que é de graça é a entrada do parque. As demais atividades pagas continuam sendo cobradas. Quando no lugar visitado existirem caminhadas guiadas, áreas de camping ou termas para banho, por exemplo, tudo continua sendo pago.

Miette Hot Springs, as termas no Jasper National Park - Foto Canadian Rockies Hot Springs/Parks Canada/Divulgação

Miette Hot Springs, as termas no Jasper National Park – Foto: Canadian Rockies Hot Springs/Parks Canada/Divulgação

Além dos parques nacionais de Jasper e Banff, na província de Alberta, conhecidos por mostrar a beleza das Montanhas Rochosas, há 37 outras reservas federais espalhadas pelo território canadense. Com 6,6 mil quilômetros quadrados, Banff foi o primeiro parque nacional do Canadá, criado em 1885. Atualmente eles vão do pequeno St. Lawrence Islands National Park (na província de Ontario), com apenas 8,7 quilômetros quadrados, ao Wood Buffalo National Park (também em Alberta), com 44,8 mil quilômetros quadrados de área.

Moraine Lake, nas belas Montanhas Rochosas no Banff National Park - Foto Johan Lolos/Canadian Tourism Comission/Divulgação

As belas Montanhas Rochosas no Banff National Park, em seu Moraine Lake – Foto: Johan Lolos/Canadian Tourism Comission/Divulgação

Dos 970 lugares históricos do país, 170 são administrados pela Parks Canada, como as fortificações das cidades de Quebec e Halifax (na província da Nova Scotia) e o Rideau Canal, o canal que vira pista de patinação no inverno em Ottawa. A capital do país, aliás, tem festa o ano todo, o que inclui um megajantar para 1.000 convidados em frente ao parlamento em agosto. Entre as quatro áreas de conservação marinha da Parks Canada vale destacar o Saguenay-St. Lawrence Marine Park, também na província de Québec, onde do litoral é possível observar belugas na água, de junho a outubro.

O Rideau Canal Historic Site vira pista de patinação no inverno - Foto: Ottawa Tourism/Divulgação

O Rideau Canal Historic Site vira pista de patinação no inverno – Foto: Ottawa Tourism/Divulgação

Concurso com viagem para quatro pessoas

Quem é maior de idade e residente do Canadá ainda pode entrar num concurso para tentar ganhar um super prêmio, com uma viagem para quatro pessoas visitarem Newfoundland, que faz parte da província de Newfoundland Labrador (Terra Nova e Labrador).

Inclui passagens aéreas para Deer Lake, seis noites de acomodação, 3.000 dólares canadenses num cartão pré-pago, um gift-card no valor de 1.000 em equipamentos para montanhismo, produtos da Parks Canada equivalentes a cerca de 1.100 dólares canadenses e um passe dos parques nacionais para 2018. Há outros prêmios ainda, para os que não ficaram em primeiro lugar, mas quase chegaram lá.

Para participar, basta preencher o formulário do concurso Discover Canada na página do Parks Canada e esperar. Em 2 de outubro de 2017, o nome do vencedor será sorteado.

Fiorde no Gros Morne National Park - Foto Newfoundland and Labrador Tourism/Divulgação

Fiorde no Gros Morne National Park – Foto: Newfoundland and Labrador Tourism/Divulgação


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja e pelo facebook ComoViaja