Canadá em todas as estações, novo país a cada mudança de temperatura

Canadá em todas as estações, novo país a cada mudança de temperatura

Vi um Canadá diferente a cada estação em que visitei o país. Mudanças de temperatura mudam completamente cenário e as experiências. Já tinha viajado para o país na primavera, no verão e no outono, e agora também no inverno

Nathalia Molina

18 Novembro 2016 | 17h50

As primeiras fotos com neve começaram aparecer na timeline do meu instagram. Saem de cena as folhas douradas, que pintam o outono do Canadá, e tomam a paisagem o tom embranquecido do inverno. Tenho visto a previsão do tempo nas cidades canadenses e o aplicativo do meu celular mostra um ícone novo na minha rotina: uma estrela em forma de floquinho.


Acompanho a evolução da temperatura por lá não só por escrever sobre o Canadá, mas para saber o que botar na mala. Fui convidada pelo Como Viaja a ir ao país no início de dezembro, para ver como é o inverno em Ontario e British Columbia.

Uma curiosidade: já estive na neve em outros lugares, na Europa e nas Américas do Sul e do Norte; no Canadá, no entanto, será a primeira. Já viajei para lá durante a primavera, o verão e o outono (as fotos de algumas das minhas aventuras canadenses ilustram este texto), nunca no inverno.

Charlevoix, em Quebec

Charlevoix, em Quebec

Winnipeg, em Manitoba

Winnipeg, em Manitoba

Jasper, em Alberta

Jasper, em Alberta

Halifax, na Nova Scotia

Halifax, na Nova Scotia

Pradarias em Saskatchewan, vistas do trem The Canadian

Pradarias em Saskatchewan – Fotos: Nathalia Molina

Isso me fez lembrar da resposta da minha irmã quando perguntei a ela para uma pauta “O que é genuinamente o Canadá para você?” A seguir a resposta da Carla, moradora de Montreal, cidade na província francesa de Québec, que vai de mínimas de 15 graus negativos no inverno a máximas na casa dos 20 graus durante o verão:

“No verão, a cidade bomba de atividades. Há muitos festivais e programas nos parques. As ruas ficam repletas de pessoas e de bicicletas. Mesmo no horário de almoço no trabalho, levamos comida de casa e vamos para a grama ou para o parque comer.”

Montreal, Canada

Montreal (nas duas fotos), em Quebec

Montreal (nas duas fotos), em Quebec

“No outono, entra o clima de Halloween, que é levado a sério! A decoração e os preparativos são animados. Fora isso, começam as mudanças à espera do inverno. Proteger as plantas sensíveis do jardim, montar abrigo do carro.”

Montanhas Rochosas, em Alberta

Montanhas Rochosas, em Alberta

“No inverno, esportes e neve. As arenas e as áreas de patinação no gelo ficam repletas. Todos acompanham a meteorologia para ver quando a neve vai estar boa para esquiar ou fazer raquette (snowshoeing em francês) no parque. As crianças adoram brincar na neve e os parques públicos possuem pistas para a galera descer escorregando.

A primavera é um aquecimento para o verão. Quando começamos a ver pedacinhos de grama aparecerem na neve que está derretendo é uma alegria!! Quando faz 15 graus já estamos de short e camiseta. Fazemos o que chamam de ‘grande menage du printemps’, tradução: super faxina da primavera.”

Toronto, em Ontario

Toronto, em Ontario

Cidade de Quebec, em Quebec

Cidade de Quebec, em Quebec

Cada estação é realmente vivida e aproveitada com a sua magia peculiar. Sem esquecer a troca de guarda-roupas entre o calor e o frio. Todo canadense tem dois guarda-roupas, um fica no armário e o outro geralmente dentro de malas. A cada troca de estação revezamos os guarda-roupas.”

Vancouver, em British Columbia

Vancouver, em British Columbia

Bouctouche, em New Brunscwick

Bouctouche, em New Brunscwick

Pois agora eu estou aqui com as minhas duas malas abertas ao mesmo tempo. Vivendo o calor/frio que se alterna em São Paulo e separando roupa para tentar o desafio de levar o mínimo possível dentro do necessário para enfrentar o inverno em diferentes regiões do Canadá, de centros urbanos a montanhas.

A viagem promete. O roteiro completo? Eu conto em breve por aqui e nas redes sociais do Como Viaja. ❄❄❄

Canadá, Montréal, Québec - Foto Nathalia Molina Canadá para Viagem


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja, pelo facebook ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube