PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

ETA Canada: isenção de visto canadense para alguns brasileiros

Como é a eTA Canada, autorização de viagem que substitui visto para alguns brasileiros: quem pode pedir, preço, validade e formulário online

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros podem solicitar a eTA Canada (Electronic Travel Authorization, sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem), para fazer intercâmbio, negócios ou turismo no Canadá ou para passar em trânsito por um aeroporto do país. Nem todos os viajantes do Brasil têm direito a essa isenção de visto canadense. Saiba abaixo como funciona a eTA Canada e como é o procedimento com formulário eletrônico para dar entrada no pedido.

__________

Se você planeja ir ao Canadá, veja dicas grátis e completas de Toronto, de Montréal e de Vancouver e confira ainda hotéis em Toronto e hotéis em Vancouver. Leia também informações gerais em tudo sobre o Canadá e comidas típicas do Canadá.

__________

Tire suas dúvidas sobre a eTA Canada - Foto: Divulgação

Como funciona a eTA Canada: tire suas dúvidas

Publicidade

A existência da eTA Canada não significa que todos os brasileiros estão livres de solicitar um visto canadense. Entenda abaixo as regras da autorização eletrônica de viagem:

1. Quem pode pedir a autorização eletrônica em vez do visto canadense?

Se você teve um visto do Canadá emitido nos últimos dez anos ou possui um visto de turista válido para os Estados Unidos, não precisa pedir visto canadense. Em vez disso, pode solicitar a eTA Canada.

2. O que é a eTA Canada?

É um formulário eletrônico com as especificações da sua viagem. Quem se encaixar nas exigências para solicitar a eTA Canada tem de fazer o pedido online pelo site do governo do Canadá.

Publicidade

3. Qual é a validade da autorização eletrônica de viagem?

O documento é válido por 5 anos -- ou até que o passaporte expire, o que ocorrer antes. Durante sua validade, a autorização pode ser usada quantas vezes for preciso, sem limite no número de viagens.

4. Quanto tempo demora para a autorização eletrônica do Canadá ser concedida?

Em geral, o processamento da eTA Canada dura apenas alguns minutos. Pode levar dias, no entanto, caso documentos adicionais sejam solicitados pelo governo canadense.

5. Quanto custa a autorização eletrônica de viagem?

Publicidade

A taxa de emissão é de CAN$ 7 (dólares canadenses). Paga-se apenas uma vez pela autorização eletrônica, e não pela quantidade de viagens em que é usada.

6. Para que tipo de viagem a eTA Canada pode ser usada?

A eTA Canada pode ser usada em viagens aéreas de curta duração (até 6 meses), para turismo, estudo ou negócios no país, além de trânsito por aeroportos canadenses.

7. Viajo com outras pessoas, e só algumas são elegíveis a pedir a autorização eletrônica. Como fazemos?

Num grupo ou numa família que viaja junto, quem pode pedir a eTA Canada pede. As pessoas que não são elegíveis à autorização eletrônica dão entrada no pedido de visto canadense.

Publicidade

8. Sou elegível para a eTA Canada, mas tirei meu visto canadense continua válido. Peço uma eTA mesmo assim?

Não é necessário. Se você tem um visto válido, pode viajar com ele diretamente, sem precisar dar entrada no pedido da eTA Canada.

9. Sou elegível à eTA Canada, mas vou dos Estados Unidos para lá de carro. Preciso de visto canadense?

Sim. A eTA Canada é válida somente para viagens aéreas para o Canadá. Se você vai chegar aos Estados Unidos de avião e seguir para o país ao norte usando outro meio de transporte (carro, trem, ônibus ou navio), tem de pedir o visto canadense.

10. Sou elegível à autorização eletrônica, mas vou chegar ao Canadá de avião e depois embarcar num navio de cruzeiro. Preciso de visto?

Publicidade

Sim. O governo do Canadá no Brasil recomenda ao viajante pedir visto canadense se for fazer um cruzeiro. Essa orientação mudou depois que foram registrados casos de brasileiros impedidos pelas companhias de cruzeiro de embarcar em navios no Canadá apenas com a eTA Canada.

11. Vou viajar, estudar ou trabalhar no Canadá por mais de 6 meses. Preciso de visto canadense?

Sim. O primeiro passo é dar entrada no pedido de permissão de estudos ou de trabalho. Quando ela for concedida, o visto canadense será emitido automaticamente.

12. Em que site peço a eTA Canada?

A página do governo canadense para solicitar a autorização eletrônica de viagem é canada.ca/eTA.

Publicidade

 

*texto atualizado em 27 de janeiro de 2020


Escrito por Nathalia Molina e Adriana Moreira (editora do Sextou!, que inclui o Viagem Estadão)

* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.