PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Quer ver Portugal do céu?

Para quem gosta de novas perspectivas, ver Portugal do céu pode ser um ótimo programa para quem quer aproveitar o melhor das férias. Os balões de ar quente ainda não são bem uma moda, mas chegaram a Portugal para ficar há já mais de 30 anos. Tem empresas que trabalham somente no Verão - sobretudo no Algarve - mas tem também algumas que fazer voos o ano inteiro, desde que o tempo permita.

Atualização:

© 2017 Sambando em Lisboa. All Rights Reserved Foto: Estadão

O preço de um voo de balão varia muito - começa nos 100 euros, onde você partilha o cesto com mais dumas 20 pessoas - porque tem vários serviços que você pode contratar. Mas geralmente cada viagem dura uma hora e meia, e é feita ou ao nascer do sol ou no final do dia. Tem a ver com a temperatura e os ventos que são necessários. O mais legal é que andar de balão não é nada como eu tinha imaginado: a trepidação é praticamente zero, e tudo é super silencioso. Nada a ver com viagens de avião, por exemplo. Ah, e não se preocupe que eles também já não estão funcionando com as sacolas de areia para fazer peso, eheh. Hoje já é tudo um pouco mais controlável do que no tempo de Bartolomeu de Gusmão, e os caras até conseguem estimar onde vão pousar o balão.

PUBLICIDADE

Além disso, é muito legal ver a paisagem portuguesa do céu, sem ser tão alto quanto num avião e SEM barulho. Você consegue ver os animaizinhos, os carros passeando na rua...é incrível.

Mas por que estou escrevendo sobre isso? Porque na Primavera [do hemisfério norte] vai haver um mega festival de balões de ar quente em Coruche, uma cidadezinha bem perto de Lisboa. É suposto estarem aqui uns 40 ou 50 balões, que podem ter várias formas e cores, o que significa que o céu vai se transformar numa imagem muito bonita. Nesses festivais - o mais antigo de Portugal existe há 20 anos, na cidadezinha de Fronteira, no Alentejo, todos os meses de Novembro - geralmente o acesso a voos de balão é bastante mais barato. Então, para além de ser um espetáculo bonito de se ver, é também um lugar bem legal para experimentar os voos sem pagar muito por isso.

Anotem na agenda para poderem aproveitar o 1.º Festival de Balões de Ar Quente de Coruche: de 28 de Março a 2 de Abril vai haver dois voos por dia, para que todo o mundo se poda entusiasmar com essa modalidade! Se estiver planejando uma viagem a Portugal, não deixe de aproveitar para passar lá. Consta, também, que vai haver um mooooonte de street food incrível! Mais pormenores aqui.

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.