Bombeiros treinam surfistas para evitar afogamentos em SP

Ítalo Reis

04 Março 2010 | 12h56

Nesta semana, surfistas do litoral norte de São Paulo poderão receber treinamento de técnicas de salvamento e resgate no mar com o 17.º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Salvamar). Neste sábado, 6, os agentes estarão na Praia de Martim de Sá, em Caraguatatuba; no próximo, dia 13, a última etapa do evento será na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. O projeto Salva Surf, realizado em parceria com a Mantecorp, está sendo realizado no litoral paulista desde o dia 23 de janeiro.

Bombeiro orienta surfistas em Guarujá, durante treinamento

Bombeiro orienta surfistas em Guarujá, durante treinamento


Quase 180 surfistas já passaram pelo treinamento em seis cidades diferentes da costa paulista. O objetivo do projeto é reduzir o número de afogamentos durante o verão, quando o número de pessoas no litoral aumenta significativamente. De acordo com os bombeiros, 711 salvamentos foram realizados nas praias de São Paulo nesta temporada.

Surfistas aprendem técnicas de salvamento em Santos

Surfistas aprendem técnicas de salvamento em Santos

Nas aulas (teóricas e práticas), os surfistas aprendem a reconhecer vítimas em potencial de afogamentos, como fazer a abordagem correta, técnicas de salvamento e procedimentos de primeiros socorros. O programa já percorreu as praias do Sonho (Itanhaém), do Píer (Mongaguá), do Boqueirão (Praia Grande), do Quebra-Mar (Santos), do Tombo (Guarujá) e de Camburi (São Sebastião). A perspectiva é que até o final do verão 250 surfistas sejam formados.

Treinamento no mar realizado na Praia do Tombo

Treinamento no mar realizado na Praia do Tombo

Para participar, o surfista deve se inscrever (vagas limitadas) com um dos promotores que ficam nas praias onde acontecem o projeto. O treinamento ocorre das 9h ao meio-dia, e os participantes recebem certificado do Corpo de Bombeiros e um kit surfe (parafina, lycra, protetor solar, folhetos explicativos e saquinhos de lixo). No fim, os surfistas ainda concorrem a uma prancha customizada. Para outras informações acesse o hotsite do projeto.

Mais conteúdo sobre:

litoral paulistaondapraiasurfe