PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

13 dicas para viajar melhor

Viajar é uma daquelas coisas na vida que a teoria ajuda bastante, mas é a prática que ensina a fazer bem feito. Não tem segredo: quanto mais viaja, mais você aprende e entende o que funciona para você, qual o seu estilo, seu conceito de roubada, o que rende lembranças felizes.

Por monicanobrega
Atualização:

Viajar leve - e voltar leve também - são sugestões para uma jornada mais feliz Foto: Estadão

Até das viagens mais corriqueiras a gente volta com lições importantes para as próximas vezes na estrada. Aconteceu comigo em janeiro: fui passar um fim de semana em Paraty, no litoral do Estado do Rio, a pouco mais de 300 quilômetros de São Paulo.

PUBLICIDADE

Perdi a conta de quantas vezes estive em Paraty, mas nunca tinha ido de carro. O ônibus noturno que parte da Rodoviária do Tietê às 22 horas é conveniente demais. Permite sair do trabalho na sexta-feira e amanhecer lá no dia seguinte. No domingo à noite, mesmo esquema para voltar: ônibus noturno e café da manhã em casa. Um bate-volta como manda o figurino.

Nessa ocisião em janeiro, três adultos e uma criança, decidimos ir de carro. Tarde da noite na sexta-feira, o trajeto parece que dobrou de tamanho. Na volta para casa, madrugada de domingo para segunda-feira, pegamos congestionamento da entrada de São Paulo. Amanhecemos na Ayrton Sena, com tanto sono que nos revezávamos a cada 20 minutos na direção. Tudo tão arriscado e desnecessário que aprendemos: bate-volta a Paraty, só de ônibus.

Como essa, fui aprendendo outras lições nessa vida viajante. Sempre tentando, experimentando, entre acertos e erros. Sem fórmulas - mas dicas, essas eu tenho algumas, sim.

1. Não pensar no dinheiro como empecilhoSe não dá para fazer a viagem dos sonhos, faça a viagem possível. Peça carona ao amigo que vai passar o feriado na cidade dele - se ele oferecer hospedagem, melhor ainda. Surfe nos sofás pelo mundo (o couch surfing) e você vai achar lugar para dormir de graça. Visite parentes. Acampe.

Publicidade

2. Ir para onde tem vontade Sempre haverá um destino da moda - e grandes chances de o tal lugar não ter nada a ver com você. Viaje para onde tem vontade. O dinheiro não dá desta vez? Procure um lugar parecido e mais em conta.

3. Pagar primeiro, embarcar depoisPlaneje-se para embarcar com o máximo possível de itens pagos. Porque na volta você vai querer começar a planejar a próxima viagem, não lidar com as dívidas da anterior.

4. Desarmar-se e não compararCada lugar tem suas belezas e defeitos. Seja generoso, encante-se e releve.

5. Viajar leve...Sugestão manjada, mas decisiva. Mala pesada só fica mais pesada durante a viagem. Na mala embarcada, eu me imponho um limite de 13 quilos para destinos de calor, e 16 a 17 para os de frio. Mais uma mochila com gadgets - máquina fotográfica, laptop se a viagem for a trabalho, muda de roupa contra extravio de bagagem ­- e a bolsa.

6. ... e voltar leve tambémDez chaveiros ou ímãs de geladeira ou badulaques semelhantes podem custar o mesmo que o desenho incrível daquele artista de rua que, gente, como é possível que esteja ali quase mendigando na calçada? Os souvenirs você distribui para amigos e parentes que os deixarão esquecidos para sempre no fundo de uma gaveta; a pintura vai direto para a parede da sua sala e motivará suspiros e boas lembranças a cada vez que for olhada. Ok, tem as acusações de pão-durice por não trazer presentes (mas não se sentir obrigado a comprar para terceiros é libertador). E, bem, tem os Estados Unidos, onde em qualquer cidade de média para cima você renova o guarda-roupa com duas dúzias de peças que custam o equivalente a uma calça e uma camisa no Brasil, e onde um PS4 não sai pelo preço de uma semana de férias na Europa. Mas fora isso, comprar menos e melhor tem sido meu desafio pessoal em viagens.

Publicidade

7. Ao menos uma vez na vida, viajar sozinhoÉ autoconhecimento em dose elevada, que você carrega para todas as suas próximas viagens, em geral, na forma de paciência e generosidade com os acompanhantes.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

8. Fazer uma extravagânciaUm restaurante badalado, uma noite em um hotel chiquérrimo, o tal passeio de balão, a Ferrari alugada, o tratamento top do spa. Se incluir no planejamento, é bem possível que você consiga realizar um sonho de consumo a cada viagem - e fique com esse gostinho de vida boa na lembrança por muito tempo.

9. Aceitar convitesDe pessoas e da vida. Sem descuidar da segurança, claro, permita-se mudar os planos. Era a Noite dos Museus em Berlim e, a caminho do Pergamon, passei pelo Cirque du Soleil recém-montado. Por curiosidade, perguntei a data da estreia a um funcionário. "Hoje. Você quer entrar?" E me deu dois ingressos vips. Era uma avant-première - e foi assim que eu, meu All Star e minha mochilinha de turista cruzamos o mesmo tapete vermelho que as celebridades locais e seus vestidos de festa.

10. Não fechar reservas restritivas demaisSe cancelar for um baita prejuízo, a reserva não vale a pena. Você pode querer ou precisar mudar de itinerário. Estava há três dias em Bratislava, capital da Eslováquia, quando o noticiário local mostrou que Cracóvia, meu próximo destino, afundava nas enchentes resultantes de vários dias chuvosos. Sentei em um café com Wi-Fi e, por e-mail, pedi cancelamento sem multa ao proprietário do apartamento que eu havia reservado. Ele aceitou. Ali mesmo pesquisei e reservei outro apartamento, dessa vez em Budapeste, na Hungria, onde o tempo estava ótimo.

11. Aprender a fotografarNinguém precisa ser profissional, mas apurar o olhar em vez de sair clicando tudo e todos dá muitas lições: presta-se mais atenção a cores, formas, detalhes, possíveis ângulos e aguça-se a percepção, também importantíssima, de quando não é hora de fotografar, mas de deixar a câmera de lado e apenas desfrutar.

Publicidade

12. Usar sapatos velhosOs novos vão machucar ou deixar seus pés cansados antes do que você previa. Deixe para estrear sapatos em casa, e leve velhos conhecidos na mala.

13. Explorar a comida localSim, explorar, e não apenas comer. Conversar com pessoas - garçons, cozinheiros, vendedores na feira - para descobrir por que a carne xis aparece em tantas receitas e como é que se prepara o legume ípsilon do qual você nunca tinha ouvido falar. A comida conta histórias dos lugares .

E você, tem ideias para deixar as viagens ainda mais gostosas?

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.