Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Viagem » A inesquecível ‘Janela Azul’

Estadão

A inesquecível ‘Janela Azul’
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Viagem

EUROPA

A inesquecível ‘Janela Azul’

0

Viagem Estadão

10 Março 2017 | 19h09

Por Nathalia Garcia

 

Darrin Zammit Lupi/Reuters

Darrin Zammit Lupi/Reuters

Foi com espanto que recebi a notícia do desabamento da Janela Azul, famoso ponto turístico de Malta, na quinta-feira. As memórias de 2014 vieram à tona, assim como a reflexão de que nada é eterno. Foram quatro dias entre setembro e outubro daquele ano dedicados a conhecer o local de colonização britânica, um deles integralmente reservado para ir a Gozo apreciar a bela formação rochosa da ilha.

A programação levava em conta mais de duas horas de deslocamento de St. Julian’s – onde estava hospedada – até a extremidade de Gozo, e confesso que até pensei em deixar para uma próxima visita. Ponderei que esse retorno pudesse nunca ocorrer, e a incerteza me deu ânimo. Jamais passou pela minha cabeça que eu poderia voltar a Malta, mas que a Janela Azul não estaria lá.

Dois ônibus, uma travessia em ferry boat de aproximadamente 25 minutos, um terceiro ônibus e, finalmente, estava lá. Parti sozinha e cheguei com um amigo italiano a tiracolo. Um dia quente, de céu azul, e marasmo. A piscina natural formada quase aos pés do cartão-postal era – e continua sendo – um dos pontos preferidos dos mergulhadores. Algumas ou muitas fotos depois, passei o tempo observando o movimento e admirando o horizonte.

Decidi, então, explorar os arredores e ali entrei em um pequeno barco (bem precário, é verdade). Giovanni, o amigo italiano, titubeou, mas acabou aderindo à aventura. E não se arrependeu. Descobrimos os mais variados nuances de azul turquesa naquelas águas e olhamos pelo outro lado da Janela. A tranquilidade me fez esquecer que levaria mais duas horas de volta até St. Julian’s.

As lembranças continuam vivas dois anos e meio depois. Perdi contato com Giovanni, mas voltamos a ficar conectados nesta quinta-feira. Em seu Facebook, o italiano compartilhou uma foto na Janela Azul, tirada por essa brasileira durante um mochilão pela Europa. O que nos resta agora é a gratidão por ter conhecido a inesquecível ‘Janela Azul’.

 

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

0 Comentarios