Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Acervo do Museu da Língua Portuguesa vai circular pelo interior de São Paulo

PUBLICIDADE

Por Bruna Toni
Atualização:
Exposição itinerante percorrerá 7 cidades do Estado de São Paulo. Foto: Micaela Wernicke 

Pela segunda vez, parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa irá circular por cinco cidades do interior paulista e uma cidade do litoral. A mostra itinerante Estação da Língua Portuguesa levará um pedacinho da instituição dedicada à língua portuguesa primeiro para Tatuí, depois para Santos, Rio Claro, Taubaté, São Carlos e Bauru.

PUBLICIDADE

O projeto ocorre enquanto o museu, fechado desde dezembro de 2015 por causa de um incêndio, passa por reformas. A ideia é contar a história da língua, as diferenças que ela assume nos lugares do mundo onde é falada, trazer ao público as formas diversas com que o português pode se expressar, como por meio da literatura e da poesia. Tudo com a tecnologia e a interatividade que o museu sempre apresentou.

E a mostra também traz coisas novas além de parte do acervo. "Voltamos a viajar e com novidades, teremos um totem na praça em frente ao acesso da exposição que é uma grande estrutura metálica com painéis que apresentam uma prévia do conteúdo e o segmento 'O que nos une', espaço que apresenta o mundo lusófono e que foi especialmente pensado e produzido para este tour pelas cidades paulistas" explica o arquiteto e sócio da Arquiprom, Fernando Arouca.

A viagem da qual fala Arouca começa na Torre da Estação da Língua Portuguesa, seguida pela ala 'As Origens', onde o cenário remete o visitante a uma estação de trem. As boas-vindas são dadas por versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes. Segue-se a ela uma verdadeira viagem pelas rotas marítimas, quando a ocupação, exploração e colonização portuguesa acabaram por difundir a língua para diversas partes do mundo.

Publicidade

Parte do acervo do museu será exposto e também haverá novidades. Foto: Gui

Na ala 'Desembarque' dá para saber um pouco mais sobre o percurso do idioma no Brasil, chegando até o novo acordo ortográfico. Enquanto isso, a ala 'Os Trilhos' foca nas palavras que o português acabou por incorporar no Brasil ao longo do tempo.

E ainda há o vídeo Sotaques, com texto O Paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe, mostrando diferentes sotaques da língua portuguesa no mundo e abrindo a ala 'O que nos une'. Ali, um painel interativo apresenta dados dos países que fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A exposição Estação da Língua Portuguesa começa em Tatuí no dia 23 de fevereiro e fica até 24 de março. A ideia é que ela percorra as seis cidades ao longo do ano, já que a previsão de reabertura do Museu da Língua Portuguesa é apenas em 2019.

Serviço Estação da Língua Portuguesa em Tatuí

Data: De 23 de fevereiro a 24 de março.

Publicidade

Horário: de segunda a sábado, das 9h às 17h.

Local:? Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, 12).

Entrada gratuita 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.