Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Airbnb lança novos serviços e se aproxima da hotelaria

 

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:

Hospedagem Airbnb plus em Londres: decoração personalizada. Fotos: Airbnb Foto: Estadão

O Airbnb nasceu com a ideia de oferecer hospedagem para viajantes em casa de moradores. A ideia era que o turista tivesse a sensação de morar na cidade que estava visitando. Dez anos e 4,5 milhões de opções de acomodações depois, a plataforma quer abraçar também o público que não abre mão dos confortos de um hotel - como concierge e ammenities - durante suas viagens. Atualmente, o Airbnb conta com opções de hospedagem em 81 mil cidades em 191 países. Com as novidades, a meta é que, nos próximos dez anos, 1 bilhão de pessoas por ano utilizem a plataforma para reservar hospedagem (nos últimos dez anos, foram mais de 300 milhões de check-ins).

PUBLICIDADE

Durante uma conferência ao vivo pelo Facebook nesta quinta (22), o CEO e cofundador da empresa, Brian Chescky, apresentou uma série de mudanças na plataforma, que têm como objetivo facilitar a busca dos hóspedes em encontrar um imóvel que combine com seu perfil. Das antigas três categorias (Casa Inteira, Quarto Compartilhado e Quarto Inteiro), foram somadas mais quatro: Casas de Férias, Casas Únicas Bed&Breakest (traduzido no Brasil como Pousadas) e Hotéis-Butique.

Pois é: assim como plataformas que nasceram para reservas de hotéis (como o Booking.com) passaram a oferecer casas de veraneio nos seus portfólios de destino, o Airbnb também decidiu ampliar as opções e abrirá espaço para hotéis de charme, com serviço diferenciado e decoração caprichada.

Outra novidade com cara hoteleira é o Airbnb Coleções, uma seleção de casas inteiras com avaliação acima de 4,8 estrelas, todas com ammenities e serviços especiais. A categoria também está dividida para nichos específicos: Família e Trabalho são duas opções já disponíveis, e até o fim do ano será possível escolherum total de nove temas, incluindo Lua de Mel, Viagem em Grupo, Casamento, entre outras.

Publicidade

CEO e confundador do Airbnb Brian Chescky durante apresentação de lançamento das novidades do site Foto: Estadão

Além de hotelaria, a empresa também tem investido em opções de roteiros e experiências de viagem - como aprender a fazer sushi em Tóquio ou fazer um tour pelo Queens com um morador do bairro nova-iorquino. Agora, o Airbnb vai investir ainda mais pesado nesse segmento com o Beyond, uma plataforma que será lançada nos próximos meses que oferecerá viagens personalizadas, com experiências customizadas e hospedagem de alto nível.

Foco na qualidade Nos últimos anos, uma série de casos de problemas graves envolvendo anfitriões e hóspedes vieram a público. Como resposta, a empresa decidiu destacar os chamados Superhosts (anfitriões) e os Superguests (hóspedes) na plataforma. Ao todo, são 400 mil Superhosts na plataforma, que passarão a ter direito a uma url customizada e benefícios para suas casas.

Até o fim do ano, o Airbnb pretende selecionar cerca de 10 mil Superguests, que também terão direito a benefícios, como uma espécie de plano de fidelidade. A empresa não cita isso os casos negativos como razão para as novidades, mas Chescky, em seu discurso, admite que a essência do Airbnb é justamente a comunidade. E aumentar a confiança entre seus membros é algo crucial para o sucesso do negócio.

Além disso, a empresa anunciou também a criação do Airbnb Plus, com casas verificadas pessoalmente e a obrigatoriedade de gabaritar a lista com 100 pontos - entre eles, Wi-Fi rápido, limpeza, cozinha totalmente equipada, decoração primorosa e anfitriões excepcionais. Por enquanto, propriedade em 13 cidades - Los Angeles, Xangai, Cidade do Cabo, Londres, Sydney, Melbourne, Roma, Milão, Toronto, Barcelona, Chicago, Austin e São Francisco. Até o fim do ano, serão 50 cidades, incluindo Rio e São Paulo.

Para se candidatar à essa área especial, o anfitrião terá de pagar uma taxa de US$ 149, o que inclui a visita de um fotógrafo profissional para destacar os atributos da residência.

Publicidade

Quarto decorado para crianças do Airbnb Coleções Foto: Estadão

Ficou mais caro? Aparentemente, não. Durante toda a apresentação, Chescky fez questão de destacar hospedagens econômicas, mas que também primavam pela qualidade - como o "confortável sofá" em uma casa de Xangai por US$ 18 a noite, mas cuja anfitriã é considerada Superguest pela quantidade de avaliações e comentários positivos.

PUBLICIDADE

Antes de reservar O mais importante é alinhar suas expectativas ao imóvel que você está escolhendo. Leia com atenção a descrição fornecida pelo anfitrião - ali ele conta o que é proibido na casa (se há ou não área de fumantes, por exemplo), se há animais na casa, elevador, quão próxima está do centro e dos meios de transporte, se há mais de um quarto, como é a cama, etc. Ler as avaliações de quem ficou ali também é fundamental para fazer sua escolha. Nas vezes que utilizei a plataforma em viagens pessoais, mais de uma vez dispensei imóveis que pareciam de sonhos, mas com regras com as quais percebi que não me adaptaria.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.