Adriana Moreira
21 Abril 2011 | 15h23
Por Ligia Aguilhar
A quinta-feira é o dia mais especial da Semana Santa de Málaga, na Espanha. Com a chegada do feriado, centenas de turistas desembarcam na cidade para conferir as procissões, lotando ruas e hotéis da cidade.
É esse também o dia em que as confrarias mais importantes realizam suas procissões. Hoje, os militares da Legião Espanhola fizeram sua apresentação carregando a imagem de Cristo da Boa Morte. A cerimônia militar é considerada um dos momentos-chave da Semana Santa de Málaga e reuniu uma multidão que duas horas antes do evento já estavam nas ruas para garantir um bom lugar. Ao som da banda militar, parte da tropa carregou a imagem de Cristo que, no final, foi colocada em um trono.
O ator Antônio Banderas, nascido em Málaga, assistiu de perto à cerimônia e, ao término da apresentação, foi até o trono para ver a imagem de Cristo, na qual deu um beijo. Banderas é esperado mais tarde na procissão da Confraria Esperanza, uma das mais tradicionais de Málaga. Ele é um dos 262 homens que carregam o trono da Virgem de Esperanza, o que seria uma forma de o ator agradecer pela saúde do seu irmão, que teria tido um derrame há cerca de dez anos. Ele também é fundador da confraria Lágrimas, que desfilou no Domingo de Ramos.
No entanto, há o temor de que as procissões previstas para hoje à noite não aconteçam por causa do mau tempo que atinge a Costa do Sol nesta semana. Ontem, todas foram canceladas em decorrência das chuvas, o que desapontou turistas e malaguenhos.
Como as imagens não puderam ser levadas às ruas, as pessoas foram até elas. Os tronos que não desfilaram ontem ficaram expostos em suas respectivas igrejas para visitação durante toda a noite. Mesmo com a chuva, havia fila para ver as imagens de perto.