PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Conheça os 25 novos patrimônios da Unesco

A Unesco anunciou na semana passada a lista de 25 novos Patrimônios da Humanidade. Com as inclusões recentes, chegou a 936 o número de patrimônios  - 183 naturais, 725 culturais e 28 que se enquadram nas duas categorias. Veja a lista:

Por monicanobrega
Atualização:

- Costa Ningaloo (Austrália) - Ilhas Ogasawara (Japão) - Lago Quênia, no Grande Vale Rift (Quênia) - Área de Proteção Wadi Rum (Jordânia) - Centro histórico de Bridgetown (Barbados) - Paisagem cultural do Lago Oeste, em Hangzhou (China) - Paisagem cultural do café (Colômbia) - Jardim Persa (Irã) - Paisagem cultural de Konso (Etiópia) - Paisagem cultural agropastoril das regiões mediterrâneas de Causses e Cévennes (França) - Fábrica Fagus (Alemanha) - Lombardos (Itália) - Templos, jardins e sítios arqueológicos de Hiraizumi (Japão) - Forte Jesus (Quênia) - Gravuras rupestres das Montanhas Altai (Mongólia) - Catedral de León (Nicarágua) - Delta do Saloum (Senegal) - Paisagem cultural da Serra da Tramuntana (Espanha) - Sítios arqueológicos da Ilha de Meroe (Sudão) - Moradias pré-históricas (Suíça, Áustria, França, Alemanha, Itália e Eslovênia) - Antigos vilarejos do norte da Síria - Mesquita de Selimiye (Turquia) - Sítios culturais de Al Ain (Emirados Árabes Unidos) - Residências metropolitanas de Bucovina e Dalmácia (Ucrânia) - Citadela da dinastia Ho (Vietnã)

PUBLICIDADE

Além destes, a entidade incluiu dois lugares na lista de patrimônios em risco: a Reserva do Río Plátano, em Honduras, e a Floresta de Sumatra, na Indonésia. A vida selvagem do Parque Nacional Manas, na Índia, perdeu o status de área em risco.

Apesar de não ter sido contemplado na lista atual, o Brasil tem 18 patrimônios inscritos na lista da Unesco. Entre eles, as ruínas jesuíticas de São Miguel dos Milagres (RS); o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Santuário de Bom Jesus de Congonhas (MG), a Cidade de Goiás (GO), a Chapada dos Veadeiros (GO), a Serra da Capivara (PI) e os centros históricos de Olinda (PE) e São Luís (MA). No site da Unesco você encontra a lista completa de patrimônios pelo planeta e a localização de cada um em um mapa interativo.

Quem sabe um (ou mais) deles está justamente no meio do caminho da sua próxima viagem?

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.