PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Entrando no clima

  Felipe Mortara

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:

Hoje o dia em Namche Bazaar foi de aclimatação. Para isso, fizemos uma caminhada em que saímos de 3.480 m e subimos até 3.900 m para que nosso corpo fosse exposto à altitude. Trata-se de uma estratégia comum: expondo o corpo a maiores altitudes, oorganismo tem mais facilidade em se adaptar. Depois,voltamos a Namche Bazaar, cidade onde ficaremos duas noites.

[galeria id=10535]

PUBLICIDADE

O objetivo da caminhada foi chegar ao vilarejo de Khumjung. Basicamente, subimos uma escadaria enorme - o que levou cerca de 1h15. A primeira parada foi no Everest Sherpa Resort, um lodge e restaurante que nos deu algo mais do que um bom chá e pipocas: a primeira e inesquecível vista do Monte Everest!

Dobrando o prédio demos de cara com as maiores montanhas do planeta. No primeiro plano, à direita, o Ama Dablam (6.856 metros):majestoso, talvez o mais lindo de todos os cumes do Himalaia. Mais ao centro, o Nuptse (7.879 metros). Ao seu lado, o Lhotse (8.393 metros) e, mais à esquerda, sempre com uma nuvenzona lhe acariciando o cucuruto, o rei do Himalaia. Olhando daqui, nem parece que o Monte Everest (8.848 metros) é o mais alto. Ele é apenas mais uma montanha ao fundo.

Publicidade

Me juntei aos membros do grupo que caminharia até Khumjung, onde Edmund Hillary - o primeiro a fazer uma escalada bem-sucedida ao Everest, em 1953, ao lado do guia sherpa Tenzing Norgayconstruiu uma escola anos atrás. Mas ela estava fechada e, como tínhamos horário para almoçar, retornamos. A cada passo, a vista fica mais incrível. Impossível parar de fotografar.

Chá e descanso. Ontem, contudo, estava um pouco mal por causa da altitude. Talvez tenha subido rápido demais, pois meu corpo estava se sentido forte - talvez tenha exagerado um pouco. Uma boa dose de chá e uma sopa de alho, seguido de um bom prato de arroz com frango e uma excelente noite de sono me deixaram em ordem pra aguentar o desafio de hoje. Ainda bem!

Amanhã teremos um dia mais pesado, com caminhada até Tengboche (3.867m), onde ficao maior monastério da região do Khumbu. Dizem que uma das paisagens mais incríveis do Nepal é a do Everest e do Amadablam vistos da frente do monastério, onde faremos uma visita e assistiremos a uma cerimônia budista. Será que a vista vai superar a emoção de hoje?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.