PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

O frio mandou lembranças

Por Fabio Vendrame
Atualização:

Ama Dablam, aclimatação em Pheriche a mais de 4.600 metros - Fotos: Felipe Mortara/Estadão  Foto: Estadão

Felipe Mortara

PUBLICIDADE

O sexto dia de viagem trouxe à tona outro desafio que será constante daqui por diante: o frio. Saindo de Pangboche sentimos a neve que caía por vezes implacável com o vento, embelezando por instantes o horizonte. Mas, no fim das contas, a caminhada de 2h30 anunciaria a noite mais gelada da viagem.

Dentro dos quartos dos lodges não há calefação. Tal conforto é encontrado, em geral, em apenas um ambiente, normalmente no restaurante. Ou seja, fomos dormir e acordamos soltando vapor pela boca. O sleeping se faz muito muito útil e, no Himalayan Hotel, ainda há uma coberta que ajuda. Mas o problema maior é durante a madrugada, quando precisamos ir ao banheiro. Aí, sim, no meio da noite a coisa fica realmente sofrida.

Por conta da altitude - já estamos acima dos 4 mil metros -, mantemos um ritual constante de hidratação, seja com água ou chá. Esta tem sido uma recomendação desde o começo por parte dos guias da Grade 6 Viagens, que acompanham o tempo todo se o grupo está bebendo quantidades suficientes de água.

Publicidade

Equipe planeja os próximos passos da expedição  Foto: Estadão

Como estamos cada vez mais longe de grandes centros urbanos, a água vai ficando mais rara - e cara. Se no primeiro dia de viagem uma garrafa custava 100 rupias nepalesas (R$ 2,30), hoje não sai por menos de 250 rupias (R$ 5,70). Pelo menos a parte dos chás alegra a vida, já que costumam ser abundantes e saborosos, como o chá de limão e o de rododendro - árvore típica do Nepal que produz um chá encorpado e perfumado, com um quê de canfora e mentol no final.

Ansioso para a noite de hoje, deveremos nos agasalhar ainda mais. Amanhã seguiremos viagem de Pheriche rumo a Lobuche, onde o acesso à internet deve ser mais escasso. No entanto, estamos na expectativa de uma grande novidade para contar para vocês em breve. Fiquem ligados!

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.