O mundo em detalhes ilustrados
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O mundo em detalhes ilustrados

Bruna Tiussu

13 Abril 2010 | 09h37

Caminhe a qualquer hora pela famosa Rambla de Barcelona que você notará, acomodados nos seus cantinhos, ilustradores com prancheta ou caderno na mão registrando detalhes do cotidiano. A mesma cena se repete em Paris, próximo ao Museu do Louvre; em Londres, ao redor do Parlamento ou da movimentada Picadilly Circus; e em cidades menores, cheias de charme, como as italianas Veneza e Florença.

Apesar da aparente tradição europeia, há artistas espalhados por todos os continentes registrando o mundo no tempo e espaço. Sabendo da impossibilidade de estar in loco para conferir cada um dos trabalhos, o jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario lançou um site que reúne, desde o fim de 2008, os mais incríveis “desenhos de momento”, os chamados urban sketchers.

O site/blog de mesmo nome conta com a participação de artistas profissionais e colaboradores que compartilham o talento para a ilustração. A maioria dos desenhos vem acompanhada de uma pequena descrição do momento em que foram feitos – retratam detalhes específicos de locais super conhecidos, fisgados pelo olhar de um bom observador. Há como fazer uma busca dos sketchers por lugar, artista ou tópicos.

Confira alguns deles:


são francisco_

São Francisco. Por Marc Holmes

São Francisco. Por Marc Holmes

Casa Rosada, Buenos Aires. Por Eduardo Bajzek

Casa Rosada, Buenos Aires. Por Eduardo Bajzek

Torre de Mode Gakuen Cocoon, em Shinjuku, Tóquio

Torre de Mode Gakuen Cocoon, em Shinjuku, Tóquio