PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Oberammergau, o palco da Paixão de Cristo

Estive em Munique há pouco tempo e, fazendo algumas viagens ao estilo bate-volta, cheguei meio que sem querer a Oberammergau. Queria conhecer uma típica cidadezinha da Baviera, e esta é uma delas. Conserva tradições medievais na arquitetura, pintura e nos costumes. Mas o mais surpreendente foi descobrir que eu estava na tal cidade que mobiliza toda sua população para encenar, de dez em dez anos, aquela Paixão de Cristo mundialmente conhecida.

Por Bruna Tiussu
Atualização:

E justo este ano a peça está em cartaz (desde 15 de maio). Uma enorme fila de turistas se formava em frente à bilheteria do teatro, todos querendo garantir lugar em um dos espetáculos agendados para até 3 de outubro (ingressos custam desde 199 euros).

 Foto: Estadão

A primeira apresentação foi realizada em 1634 no centrinho da cidade e, hoje, mais 2.40o pessoas - entre atores e parte técnica - comandam o espetáculo que é encenado no atual teatro super moderno de Oberammergau. Com teto flexível, permite que a luz solar ilumine o palco quando não está chovendo.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Caminhando pela cidade, duas coisas em especial chamaram a minha atenção: as fachadas das casas enfeitadas com pinturas coloridas (vale temas religiosos, flores e até temas de contos de fadas), tradição medieval que eles chamam de 'air painting'; e o número incrível de senhores cabeludos e barbudos. Os que sobem ao palco para encenar a Paixão de Cristo normalmente deixam a barba e cabelo crescerem desde dois anos antes do ano da realização da peça.

Leia mais sobre a Paixão de Cristo de Oberammergau aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.