PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Teatro Kabukiza fecha as portas

Após o espetáculo de hoje, as pesadas cortinas do tradicional teatro Kabukiza, em Tóquio, vão cair pela última vez. O prédio de três andares, com arquitetura tipicamente oriental, será demolido para dar lugar a um modernoso arranha-céu. Em 2013, quando o espigão estiver pronto, o teatro vai ocupar o primeiro andar.

Por Bianca Ribeiro
Atualização:
 Foto: Estadão

Será uma pena ver o prédio, construído há 60 anos, vir abaixo. Em forma de santuário xintoísta, ele exibe delicados detalhes como o telhado de pagode a as famosas lanternas vermelhas.

E não é a primeira vez que o Kabukiza vem abaixo. O teatro já foi destruído por incêndios, pelo grande terremoto de 1923 e com os bombardeios norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. Aliás, na sua última reconstrução, foram usados pedaços de tijolos que sobraram dos bombardeios.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Para se despedir do prédio, uma multidão de japoneses vestidos com quimonos e turistas, tem ido até lá para assistir aos últimos espetáculos e, claro, tirar muitas fotos.

Com o teatro, vai embora também um pouco da arte kabuki, que remonta o século 17, da época dos castelos japoneses. Os personagens vivem dramas intensos, viscerais. Os atores são todos homens, já que o teatro foi proibido pelo governo em 1620. Eles abusam da forte maquiagem, deixando o rosto tão branco que nem precisam usar máscaras.

Publicidade

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.