Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Uma viagem pelo mar e pela poesia de Neruda

Quem nunca foi à praia e trouxe uma conchinha do mar como lembrança? Pois o poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) tinha uma imensa coleção, com centenas e centenas delas.

PUBLICIDADE

Por Bianca Ribeiro
Atualização:

São peças de tamanhos variados e de diversas partes do mundo. Como todo bom colecionador, seus amigos sempre viajavam e traziam uma conchinha. Na concha da foto abaixo, é possível ver escrito à caneta, "presente dado por Rafael - 12 de julho de 1939". Ao completar meio século de vida, ele decidiu doar toda a coleção à Universidade do Chile, em 1954.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, cerca de 400 peças da sua coleção são expostas com seus poemas no Instituto Cervantes, em Madri. A exposição ajuda a entender porque o prêmio Nobel de Literatura era conhecido como "o poeta do mar".

Com oficinas de contos e de origamis, as crianças podem entrar em contato com a obra de Neruda. Já os adultos podem participar mesas redondas com estudiosos e escritores.

"Caracola"

La caracola espera el viento acostada en la luz del mar: quiere una voz de color negro que llene todas las distancias como el piano del poderío, como la bocina de Dios para los textos escolares: quiere que soplen su silencio: hasta que el mar inmovilice su amarga insistencia de plomo.

Publicidade

 Foto: Estadão

Serviço: Exposição "Amor al mar. Las caracolas de Neruda" Instituto Cervantes - Sala de Exposições Alcalá, 49 - Madrid Até 24 de janeirowww.cervantes.es

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.