Viagem com vídeos e mapas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Viagem com vídeos e mapas

Bianca Ribeiro

03 Março 2010 | 17h57

Enquanto assiste a um vídeo de algum ponto turístico brasileiro no YouTube, o internauta localiza os locais citados no Google Maps. O canal www.youtube.com/visitbrasil, lançado hoje, é uma ferramenta inédita por integrar vários recursos tecnológicos. Ele é resultado da parceria entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Google.

Canal do youtube  Foto: Reprodução

Brand channel da Embratur. Foto: Reprodução

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, o mapa dá a noção de distância entre as cidades. E não é só uma visão macro do local. O Street View, outra ferramenta do Google, fornece a localização exata de algum ponto citado no vídeo, como um restaurante, por exemplo.

Na rede estão 88 vídeos de 280 roteiros turísticos nacionais, todos com opções de legendas em 68 idiomais. Os temas são variados, de moda à gastronomia. Os vídeos são divididos em três grandes grupos: destinos, testemunhos e promocionais. No segmento destino, os roteiros versam sobre cinco temas: sol e praias; cultura; ecoturismo; esportes; negócios e eventos. Em testemunhos, há vídeos de turistas estrangeiros a personalidades brasileiras.


Em breve, o número de vídeos deve aumentar. A Embratur vai lançar uma campanha para que turistas, brasileiros e estrangeiros, possam colocar seus próprios vídeos no canal.

“Esa é a primeira vez que o Google une vídeos e mapas em um mesmo canal. Outros países já mostraram interesse pela ferramenta, que levou seis meses para ser concluída”, conta Jorge Dib, diretor da área de negócios voltado à indústria de turismo do Google.