Foto do(a) blog

Arte em toda parte

Somos onde viajamos, e leve sua amada para a aventura

PUBLICIDADE

Por Heitor e Sílvia Reali
Atualização:
Cavalhada de Pirenópoliscrédito das fotos: Viramundo e Mundovirado Foto: Estadão

Sempre tive uma queda por lugares extremos, e dentre eles, as ilhas eram minhas preferidas. Todos os meus projetos eram feitos para alcançar, como por exemplo, Madagáscar, Reunião, Cabo Verde, Feroes, Páscoa ou Groenlândia. O que eu não sabia é que essas viagens demonstram que sou um caso típico de pessoa introvertida.

Ilha de Marajócrédito: Viramundo e Mundovirado Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"Como tiramos férias revela muito sobre nós". Esta foi a conclusão, com acerto superior a 80%, que psicólogos da Universidade da Virgínia, Estados Unidos, chegaram depois de entrevistar centenas de estudantes universitários. E ali estava descaradamente estampado em letras maiúsculas minha esquisitice: os introvertidos preferem as montanhas e as ilhas, e quanto mais altas e mais longe, maior o grau de timidez. Do outro lado do estudo os extrovertidos querem mesmo se esbaldar em uma praia. Mas o que mais me chamou atenção nessa pesquisa foi a afirmação de que as pessoas são mais felizes quando estão planejando suas férias do que quando estão realmente viajando. Será? Você concorda, ou esses pesquisadores estão merecendo o IgNobel da Psicologia?

El Chatén, Argentinacrédito: viramundo e mundovirado Foto: Estadão

Uma vez que estou entrando na natureza dos viajantes não posso deixar de lado a crônica "O que quer um homem?", de Contardo Calligaris. Essa sim ao meu ver me acertou em cheio. Poder? Riqueza? Sucesso e fama? Conquistas amorosas? A resposta de Calligaris sem hesitar foi, "a aventura - o homem quer qualquer coisa, com a condição de que seja uma aventura". Aventura aqui não deve ser traduzida por somente aquelas que se valem de um esporte radical, susto ou dores musculares. Mas também àquelas que provocam profundamente nossa imaginação e fantasias.

Chimborazo, Equadorcrédito: Viramundo e Mundovirado Foto: Estadão
Ao deixar Sal, minimalista, natural, solar, descomplicada e pura, puxei conversa com o cabo-verdiano ao meu lado: O que vocês plantam nesta ilha? "Nada, os agricultores aqui só cultivam o verão, e o ano todo". 

Estrada de Ferro Amapácrédito: Viramundo e Mundovirado Foto: Estadão

Acompanhe os autores também no Viramundo e Mundovirado, no facebook viramundoemundovirado e instagram @viramundoemundovirado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.