Portillo: Uma estação completa na América do Sul
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Portillo: Uma estação completa na América do Sul

Uma estação completa na América do Sul, com pistas incríveis para esqui e snowboard e uma vista para a impressionante Laguna del Inca!

Karina Oliani

09 Setembro 2016 | 10h16

Para chegar no nosso destino passamos por Santiago. Quem quiser aproveitar um dia lá pode ir almoçar um Carangueijo (Centolla) e os frutos do mar fresquinhos e maravilhosos no Mercado Central, ou aproveitar os restaurantes e toda agitação de um dos bairros mais badalados e boêmios dessa capital: o Lastarria, ou Bellas Artes. Com sua bela arquitetura, o lugar preferido de artistas guarda monumentos históricos, galerias de arte e algumas ruas ainda conservam sua originalidade. Uma ótima dica pra quem for passar uma noite é o Hotel Boutique Lastarria, tão charmoso quanto essa região! 

hotel lastarria

Há apenas duas horas da cidade de Santiago, as temporadas iniciam no final de junho e vai até o começo de outubro geralmente. Diferentemente de outros Ski Resorts, Portillo não oferece centros comerciais movimentados, como lojas, shoppings, restaurantes e bares, mantendo as montanhas soberanas. A maior parte das pessoas que escolhem Portillo querem se desligar temporariamente do mundo e apreciar a beleza, o silêncio e energia dessa natureza única.

 

IMGL0178

Entre esses picos nevados e imponentes que chegam a 3.000 metros de altitude, com a Laguna Del Inca de fundo, realmente nos faz sentir dentro de um cenário de filme. Mas nesse lugar onde o stress não tem vez e a energia mais pura da natureza impera ainda oferece diversão garantida para quem gosta de esqui ou snowboard. Em Portillo, os destaques marcam um dos trechos mais bonitos da Cordilheira dos Andes, com 34 pistas de esqui, três hotéis para todos os gostos e bolsos, uma área com jacuzzis no meio da neve, piscina aquecida e uma cafeteria localizada no alto de uma grande montanha para quem se arriscar a subir até o topo, o restaurante “Tio Bob”. Com um nível intermediário- avançado de esqui você já chega aqui em cima e essa vista faz com que a gente aprecie ainda mais a refeição… Vale muito a pena parar alguns minutos e recarregar as baterias com esse visual.

do-teleferico-que-chega-ao-restaurante-tio-bobs-e-possivel-ter-uma-das-melhores-visoes-de-portillo-no-chile-1377105334229_1024x768

A fama pelas excelentes pistas de esqui não é à toa, a neve chamada de “powder”, significa neve fofa e proporciona condições incríveis para fora de pista. Com uma média de 7 metros de neve por temporada e um desnível que pode alcançar os 812 metros e para explorar todo esse terreno possui 12 meios de elevação. Os mais usados pelos aprendizes são o “Corralito” e o “La Princesa” com 78 metros de altura e 131 metros de extensão, já a “Bajada del Tren” é indicada para os esquiadores com nível intermediário, pois atravessam um antigo túnel ferroviário durante o trajeto. Há, pelo menos, 15 pistas classificadas como “Fáceis” e “Intermediárias” pois são descidas não tão íngremes e os trajetos são poucos sinuosos, mas sem tirar a sensação de adrenalina. 

Para esquiadores com pouca experiência e crianças, a escola de esqui é excelente e recomendo sempre pegar um bom instrutor pra já começar com a técnica certa. Aprender a esquiar ou andar de snowboard errado vai fazer com que você pague “um preço alto” pelo resto da vida…

Já os esquiadores e snowboarders mais experientes, tem à disposição uma série de pistas que desafiam as suas habilidades. Para chegar ao cume, é preciso usar um dos 14 teleféricos que passam sobre as montanhas que cercam a estação. O visual visto por cima é de uma beleza indescritível. Para se aventurar por pistas mais radicais você pode pegar os lifts “Rocka Jack”, o “Las Vizcachas” e o “El Caracara”. A maior pista conta com 2465 metros de extensão.

 

DCIM113GOPRO

Apenas 40 km separam Portillo do pico Aconcágua, o mais alto de todo continente americano. Há um certo tempo atrás, Portillo era a principal passagem entre a Argentina e o Chile, os povos mais antigos transitavam por essa rota com mulas e cavalos e depois pelo trem transadino, que atravessava um dos percursos mais espetaculares sobre os trilhos. Nos anos 70, inaugurou-se a rodovia internacional e fez com que o trem se desativasse e perdesse esse caminho. Mas a famosa estrada que nos leva e traz de Santiago, conhecida por Caracóis Andinos é outra atração a parte pra quem curte aventura.

los-caracoles

Com a sua icônica fachada amarela e azul, Portillo guarda uma jóia: a deslumbrantes Laguna del Inca localizada em frente ao hotel e no meio da mais extensa Cordilheira do mundo: os Andes. O hotel onde ficamos mantém o seu estilo clássico e presa pelo ambiente familiar. E o melhor de tudo isso é a vista da lagoa do nosso quarto. Abrir a janela e…

 

IMGL0182

Há uma lenda sobre a lagoa Laguna del Inca que diz que há centenas de anos o guerreiro Illi Yupanqui chorava pela morte de sua amada e ao perceber que a terra não era suficiente para conter junto com seu corpo, a imensa dor da partida, ele a colocou em suas águas e ficou observando-a até perde-la de vista. Dizem que nesse momento, as águas transparentes tingiram-se com a cor esmeralda, a mesma cor dos olhos de sua amada, e que algumas vezes, durante as noites frias de inverno, as montanhas nevadas liberam o choro de Illi Yupanqui, que corre disfarçado de vento, entre o frio e o silêncio andino. 

 

_MGL0231 (2)

Essa lagoa que fica parcialmente congelada no inverno tem 4km² de superfície e 370 metros de profundidade e caminhando pela beira, sua água limpa e cristalina permite ver alguns peixes e até as pedras no fundo. No verão, a lagoa dá espaço a velejadores, pescadores e pessoas que buscam a região para fazer trekking. A vista dessa região de montanhas que marcam a fronteira entre Chile e Argentina. Foi um privilégio enorme ter saído pra remar na Laguna del Inca num final de tarde com o Marcelo… Nunca vou esquecer desse momento. MÁGICO seria a melhor palavra pra definí-lo!

_MGL0280 (2)

AGRADECIMENTOS:
 
Ski Portillo

Hotel Lastarria Santiago (http://www.lastarriahotel.com/)