PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Viagens, cultura e histórias pela América do Sul

O incendio na Patagonia chilena

Fogo consome um Patrimonio da Humanidade na Patagonia chilena.

Por Paulina Chamorro
Atualização:
 Reuters Foto: Estadão

Como tudo pode mudar tão  rápido? Vejam apenas um post abaixo o relato  da viagem ao Parque Nacional  Torres del Piane que fiz em novembro. E agora vejam a foto  da Reuters sobre o  incendio que consome esta beleza natural selvagem e extrema. Até o  momento apenas um turista, um israelense de 23 anos, é acusado de ter causado  o incendio. Ele teria se descuidado na hora de colocar fogo no papel higiênico...

PUBLICIDADE

Por aqui, vou relatando  as informações que estou recebendo, principalmente das pessoas que trabalham com turismo na Patagônia.

O presidente chileno Sebastián Piñera  afirmou  nesta segunda -feira que quatro dos seis focos que arrasaram até o momento quase 13 mil hectares do Parque Nacional  Torres del Paine, estão controlados. O que não  significa que estejam apagados.

O fogo, que começou no  dia 27 de dezembro, se espalhou rapidmente devido  ao clima seco com fortes ventos, carateristicos da região. De dezembro a fevereiro é a alta temporada de visitação na Patagônia e  o Parque, que tambem é um patrimonio  da Humanidade, teve que ser fechado por conta da tragédia ambiental.

Outro  comunicado  da presidência da república informa que  pode ser reaberta a parte norte do  Torres del Paine, no  dia 4,  quarta. Quase 800 brigadistas e voluntáriostrabalham na tentativa de apagar o fogo.

Publicidade

Os empresários do ramo  de ecoturismo estão  preocupados, mas um pouco mais aliviados com a possibilidade de abertura parcial do  Parque Nacional  Torres del  Paine.

Veja abaixo  o  mapa com as áreas  que não  foram afetadas pelo  fogo, produzida pelo Hotel  Las Torres, que como  contei anteriormente, fica bem no  centro  do Parque e portanto estão acompanhando de perto, e ajudando  com suprimentos e voluntários. Vejam a nota no blog do Hotel com mais  informações, aqui

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.