O incendio na Patagonia chilena

O incendio na Patagonia chilena

Fogo consome um Patrimonio da Humanidade na Patagonia chilena.

Paulina Chamorro

02 Janeiro 2012 | 17h31

 Reuters

Como tudo pode mudar tão  rápido? Vejam apenas um post abaixo o relato  da viagem ao Parque Nacional  Torres del Piane que fiz em novembro. E agora vejam a foto  da Reuters sobre o  incendio que consome esta beleza natural selvagem e extrema. Até o  momento apenas um turista, um israelense de 23 anos, é acusado de ter causado  o incendio. Ele teria se descuidado na hora de colocar fogo no papel higiênico…

Por aqui, vou relatando  as informações que estou recebendo, principalmente das pessoas que trabalham com turismo na Patagônia.

O presidente chileno Sebastián Piñera  afirmou  nesta segunda –feira que quatro dos seis focos que arrasaram até o momento quase 13 mil hectares do Parque Nacional  Torres del Paine, estão controlados. O que não  significa que estejam apagados.


O fogo, que começou no  dia 27 de dezembro, se espalhou rapidmente devido  ao clima seco com fortes ventos, carateristicos da região. De dezembro a fevereiro é a alta temporada de visitação na Patagônia e  o Parque, que tambem é um patrimonio  da Humanidade, teve que ser fechado por conta da tragédia ambiental.

Outro  comunicado  da presidência da república informa que  pode ser reaberta a parte norte do  Torres del Paine, no  dia 4,  quarta. Quase 800 brigadistas e voluntários  trabalham na tentativa de apagar o fogo.

Os empresários do ramo  de ecoturismo estão  preocupados, mas um pouco mais aliviados com a possibilidade de abertura parcial do  Parque Nacional  Torres del  Paine.

Veja abaixo  o  mapa com as áreas  que não  foram afetadas pelo  fogo, produzida pelo Hotel  Las Torres, que como  contei anteriormente, fica bem no  centro  do Parque e portanto estão acompanhando de perto, e ajudando  com suprimentos e voluntários. Vejam a nota no blog do Hotel com mais  informações, aqui

Áreas NO afectadas por el incendio en Torres del Paine - NOT affected by the fire