Foto do(a) blog

Viagens, cultura e histórias pela América do Sul

Culinária amazônica e uma receita de tucunaré especial para o blog

Tucunaré, filhote, pintado, surubim, jaraqui,pirarucu e tambaqui são só algumas das espécies de peixes amazônicos que o chef Jander Monteiro, há 26 anos na profissão, sabe cozinhar.

PUBLICIDADE

Por Paulina Chamorro
Atualização:

O chef apresenta o tucunaré que vai virar almoço . Foto: Estadão

Tucunaré, filhote, pintado, surubim, jaraqui, pirarucu e tambaqui são só algumas das espécies de peixes amazônicos que o chef Jander Monteiro, há 26 anos na profissão, sabe cozinhar. Para os preparos a lista também é grande: ensopado, muqueca, assado, ceviche, carpaccio, frito, cozido, caldeirada...

O conheci a bordo do IARA, uma embarcação com capacidade para 20 pessoas, de luxo, com cabines com ar condicionado. Tudo para que a experiência navegando pelos rios amazônicos seja de primeira.

Navegando pela Amazônia Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O chef, natural do Amazonas, acostuma acompanhar estas viagens como contratado para preparar verdadeiros banquetes com sabor da Amazônia. Na viagem em questão(fiquei cerca de 5 dias embarcada),  navegamos 18 horas  para chegar na cidade terra do Guaraná, Maués. Conto desta viagem, a convite do Guaraná Antarctica , num outro post.

Quero chegar literalmente ao ponto. O chef Jander Monteiro liberou com exclusividade para o Vias Alterlatinas uma receita para preparar um peixe com toque amazônico. Vamos lá :

Tucunaré recheado com queijo branco

Publicidade

1 tucunaré de 1 kg 3 limões 500gr queijo branco 3 cebolas grandes picados 3 pimentões verdes picados 5 tomates picados sem sementes 1 maço de cebolinha 6 dentes de alho roxo com palha, bem picado 2 xícaras de farinha branca Pimenta do reino a gosto Sal a gosto 1 vidro de azeite extra virgem

Modo de preparo Limpar o peixe e tirar as escamas Dar cortes grandes em todo o peixe Corte os limões, esprema todo o suco em uma assadeira e coloque azeite, sal pimenta do reino. Reserve. Recheio: Num refeitório coloque a cebola, tomate, pimentão, cebolinha, alho, farinha e azeite. Misture todos os ingredientes, corte o queijo branco em cubos e misture bem. Coloque o recheio no peixe e leve ao forno por 2 horas.

Tucanarés amazônicos Foto: Estadão

Margens do Urupadi, um dos inúmeros rios da Amazônia Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.