Cartões múltiplos: desbloqueie duas vezes

Todo mundo sabe que precisa desbloquear o cartão de crédito internacional antes de viajar para o exterior. Mas se o cartão for múltiplo, é preciso fazer o desbloqueio também da função débito - normalmente, em outra central de atendimento. Vale a pena desbloquear a função débito: você pode fazer saques direto da conta corrente. No exterior, não é preciso encontrar um caixa do seu banco, basta que esteja interligado às redes Plus, da Visa, ou Cirrus, do Mastercard). O IOF nessas operações de saque é de 0,38%. Atente para duas pegadinhas. A primeira: retire quantias razoáveis a cada operação (o equivalente a 200 dólares, por exemplo), para que as taxas de uso da rede, que são fixas, não pesem. E a outra: o seu limite de saque nunca é igual ao saldo da conta. Informe-se com o seu gerente.

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

30 Outubro 2012 | 02h11

Ouvi falar que muitas vezes você faz compras na função débito no exterior, mas a conta vem no crédito. É verdade? (Susana, Ribeirão Preto)

Usar cartão múltiplo para fazer saques no exterior é tranquilo, mas o uso no comércio ainda é uma loteria. Depende do banco, do cartão, da bandeira, do destino, às vezes até da maquininha do estabelecimento. Para não dar zebra, se você quer usar a função débito no comércio, peça ao seu gerente um cartão do banco exclusivo para débito. E não esqueça de perguntar o limite.

Quero fazer compras em outlets nos Estados Unidos e gostaria de saber se cartões de débito pré-pagos são bem aceitos. (Éverton, São Paulo)

Se você vai usar cartões de débito internacional pré-pagos como Visa Travel Money, American Express Global Travel e Mastercard Cash Passport, certifique-se de que o seu cartão vai ter seu nome impresso. Algumas corretoras emitem cartões só com números, que acabam não sendo aceitos em lojas onde seja costume pedir a identidade do freguês para conferência.

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.