Clima frio e uísque, uma perfeita combinação escocesa

Nem pense em pedir on the rocks, ou seja, com gelo. No clima frio da Escócia, o hábito manda consumir o uísque puro. Especialmente no caso dos rótulos nobres e do single malt, feito exclusivamente de malte de cevada.    

Niza Souza, O Estado de S.Paulo

03 Agosto 2010 | 01h59

Reconhecido mundialmente como a bebida nacional escocesa, o uísque é produzido no país há mais de 500 anos. A tradição nasceu como uma forma de aproveitar a colheita da cevada molhada pela chuva. A indústria cresceu tanto que se tornou uma das mais lucrativas do país - sua importância econômica atual é superada apenas pelo petróleo.

 

Evidente, então, que uma visita ao país só fica completa com uma passada por ao menos uma destilaria. Há mais de uma centena delas espalhadas pelo território, das quais cerca de 30 estão abertas aos turistas. A região de Speyside, no noroeste, perto de Aberdeen, concentra a maior parte das fábricas. Escolha uma ou mais entre as opções de visita a seguir. Afinal, o frio é desculpa perfeita para beber a qualquer hora do dia.

 

 

 

     

Intensivo. Whisky Experience mescla aula e desgustações

   

Scotch Whisky Experience

scotchwhiskyexperience.co.uk

Em Edimburgo, na Royal Mile, bem perto do castelo, instalado em um prédio histórico, o Whisky Experience proporciona todos os tipos de degustação da bebida. Trata-se de uma imersão. Lá você aprende que apenas os rótulos escoceses legítimos têm o direito de usar o nome whisky (outros países usam o termo whiskey). Acompanha as etapas de produção e descobre que a receita pode incluir também milho, trigo e centeio - são os blendeds.  

The Famous Grouse

www.famousgrouse.com

Nesta visita, que dura em torno de uma hora, um especialista ensina a reconhecer os diferentes tipos de maltes - tenta, pelo menos, já que para paladares não iniciados não é nada fácil. Uma visita rápida pela fábrica e, claro, degustação completam o passeio.  

Macallan Distillery

www.themacallan.com

Tour de 45 minutos pela linha de produção, caminhada pela bela fazenda onde a destilaria está instalada e apresentação de vídeo histórico precedem a degustação dos single malts. A propriedade, localizada às margens do Rio Spey, recebe apenas com reserva feita antecipadamente.  

Strathisla Distillery

chivas.com

Fundada em 1786 e com arquitetura praticamente inalterada desde então, a fábrica do mundialmente famoso Chivas é uma das mais belas da Escócia. É também a mais antiga das Terras Altas (Highlands) escocesas.  

Speyside Cooperage

speysidecooperage.co.uk

Veja a produção dos barris de carvalho nos quais o uísque descansa por anos antes de ser considerado pronto para o consumo. A fabricação ainda usa métodos artesanais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.