Com polêmica, feira da Abav deixa o Rio

Em sua edição de número 40, encerrada sexta-feira, a Feira das Américas, evento anual promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), foi marcada pelo aumento no número de países participantes em relação a 2011, 52 contra 45, e uma polêmica na abertura. Depois de dez anos em solo carioca, a feira se despede do Rio para aterrissar em São Paulo em 2013, onde fica até 2015, pelo menos. Entre os motivos para a mudança de endereço, segundo o presidente da entidade, Antonio Azevedo, estão os altos preços das diárias de hotéis no Rio.

O Estado de S.Paulo

30 Outubro 2012 | 02h09

A citação levou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes, a divulgar nota contestando a afirmação. E incentivou a própria Abav a esclarecer que o motivo principal da mudança é a necessidade de estar mais perto do maior mercado da América Latina. A nova localização, diz a entidade, foi um pedido dos participantes da feira, manifestado em pesquisa feita no ano passado.

A mudança para São Paulo trará novidade: dois dias de feira abertos ao público, depois dos três exclusivos para agentes de viagens, expositores e jornalistas. O evento ocorrerá de 4 a 8 de setembro, no Anhembi.

Aéreo. A Gol aproveitou o evento para anunciar que estuda criar novos voos entre o Brasil e as cidades de Los Angeles e Las Vegas, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, com escala em Santo Domingo, na República Dominicana. A empresa confirmou ainda que começa em dezembro a operar rotas desde São Paulo e Rio a Orlando, Miami e Nova York. Já a TAM informou que fará seu voo inaugural entre Rio e Orlando no primeiro fim de semana de novembro. Em dezembro, a Aruba Airlines estreia no País, com dois voos semanais diretos entre São Paulo e a ilha caribenha.

Integração. Secretários de turismo dos quatro Estados da Região Sudeste apresentaram roteiros integrados pelas fazendas de café de São Paulo, Minas e Rio, e pelo Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, entre Minas e Espírito Santo. Pacotes já estão à venda nas agências Estação (estacaoturismoeviagens.tur.br), Primata (primataturismo.com.br) e Silmar (silmarexcursoes.com).

Pacotes. Programas para ver as lutas do UFC, os shows de Madona e Lady Gaga (foto) e para seguir o roteiro da novela Salve Jorge na Turquia são novidades da TAM Viagens, que passa a vender passagens e roteiros da LAN.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.