Como escolher restaurante em viagem

Se você é gourmet de carteirinha, os conselhos a seguir não são para você. Mas se você não está fazendo uma viagem 100% gastronômica, considere esses toques. Ao chegar, explore o entorno do seu hotel - duas ou três quadras em todas as direções. Você vai identificar algum lugar interessante para uma noite em que tiver preguiça de sair (evitando acabar na armadilha-para-turista da esquina). Descubra o pedaço da cidade que tem mais a sua cara: os restaurantes de que você vai gostar estarão por lá. Considere com moderação os estabelecimentos listados em guias como Frommer's e Lonely Planet, pois acabam se especializando em turistas. No TripAdvisor, procure as resenhas no idioma do país; essas são mais confiáveis. Em último caso, o recepcionista do hotel é uma boa fonte: ele indica o que não dá reclamação.

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

02 Outubro 2012 | 03h09

Já fomos à região de Bariloche e também de El Calafate, sempre alugando carro. E agora, vamos a Puerto Varas ou Ushuaia? (Fernando, São Paulo)

Caso vocês tenham adorado Bariloche e queiram um replay, escolham Puerto Varas - com paisagem semelhante, porém dominada pelo vulcão Osorno (dá para variar dormindo uma noite na ilha Chiloé). Ushuaia será bastante diferente, com passeios de barco e de maria-fumaça, observação de pinguins e lobos-marinhos, mas poucos passeios de carro.

Vou viajar para Dublin com conexão em Londres. Onde é que farei imigração, na Inglaterra ou na Irlanda? (Viviane, Campinas)

O Reino Unido tem um acordo de livre trânsito com a Irlanda, por isso não dá para ficar na área de trânsito internacional. Você vai precisar entrar na Inglaterra para pegar o voo para a Irlanda. Isso significa que você vai passar primeiro pela imigração em Londres - e nem por isso vai ficar livre de passar novamente pela imigração quando desembarcar em Dublin.

*Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.