Competição à moda antiga no Palio de Siena

Ninguém se arrisca a dizer exatamente quando o festival começou. Mas um detalhe simples assim não poderia tirar do Palio de Siena o título de principal comemoração da Toscana. Entre 2 de julho e 16 de agosto, cavaleiros com roupas medievais levam suas montarias à Piazza del Campo e protagonizam disputas de velocidade e valentia.

O Estado de S.Paulo

07 Abril 2009 | 02h47

Alguns acreditam que o primeiro Palio tenha ocorrido em 1656. Mas outros juram que uma competição parecida já era realizada desde 1283. Divergências à parte, a festa celebra a aparição da Virgem Maria no vilarejo pertencente a Provenzano Salvani, um nobre local. Hoje, costuma-se dizer que o evento homenageia a Madonna di Provenzano.

O festival é acompanhado por uma multidão e tem regras claras. Dezessete contradas (distritos que correspondem às paróquias de Siena) participam da disputa - algumas têm nomes curiosos, como Selva, Onda, Pantera e Drago. Os cavalos são escolhidos por sorteio e depois benzidos na igreja. Cada corrida dura apenas 90 segundos e o vencedor ganha um palio (bandeira) colorido. Site: www.ilpalio.org.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.