Cultura pop no horizonte

A região localizada na fronteira entre Utah e Arizona sempre foi o cenário perfeito para filmes de bangue-bangue. No Tempo das Diligências, clássico do faroeste que transformou John Wayne em astro de Hollywood, em 1939, marcou tanto a história do lugar que o set de filmagem e um dos mais conhecidos panoramas de Monument Valley foi batizado de John Ford's Point, em homenagem ao diretor.

O Estado de S.Paulo

04 Dezembro 2012 | 02h11

A paisagem é tão incomum que se fixou profundamente na cultura popular americana. Serviu de locação para a abertura de Sem Destino (Easy Rider, de 1969) e foi escolhido para mostrar Forrest Gump interrompendo sua interminável corrida e voltando para casa. Monument Valley foi inspiração até para os desenhos do Papa-Léguas, nos anos 50. Seus platôs avermelhados já foram capa de disco do Led Zeppelin e cenário de videoclipe do Metallica, de videogames e viraram papel de parede do Windows Vista.

A marca do lugar são o conjunto de pequenas mesetas desgastadas pela erosão, ou "buttes". Monument Valley fica na reserva dos índios navajos e é comum encontrar alguns montados a cavalo ou vestidos com trajes típicos só para satisfação dos turistas. O nascer e o pôr do sol acentuam o vermelho da paisagem e são um privilégio de quem se hospeda no hotel The View (monumentvalleyview.com), que faz justiça ao nome.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.