Mônica Nóbrega/AE
Mônica Nóbrega/AE

É tempo de se aventurar pelo centro do Brasil

Algo entre uma semana e dez dias é tempo suficiente para encher os pulmões de ar puro, os olhos de verde e se fartar de natureza nos Parques Nacionais mais recomendados para o turismo no Brasil. A dúvida, no caso, consiste apenas em decidir por um deles. Tranquilo. Vamos ajudá-lo nessa missão mostrando o que as Chapadas Diamantina, dos Guimarães e dos Veadeiros têm de melhor.

Fábio Vendrame - especial para O Estado de S.Paulo,

03 Julho 2012 | 03h10

Uma coisa há de ser dita desde já: seja qual for a decisão, pode ter certeza de que estará fazendo a coisa certa. Afinal, apostamos que, depois da primeira, você vai se animar a conhecer as outras. Desde que, claro, a proposta da viagem seja curtir dias com pitadas de emoção ao ar livre. Longe do zunzunzum das cidades, perto do estrilar dos grilos.

Para desfrutar de destinos assim não abra mão de chapéu, protetor solar, repelente, botas de caminhada (de preferência já amaciadas), roupas leves e resistentes e... bem, bastante disposição! Afinal, o entretenimento ficará por conta de caminhadas, banhos de cachoeira, esportes de aventura e muitas poses para fotos memoráveis.

Ah, outro detalhe: não costuma chover em Veadeiros (GO) de abril a setembro, nem na sua irmã baiana, a Diamantina, de março a outubro. Já em Guimarães (MT), a temperatura despenca nas noites de julho e agosto (portanto, inclua na bagagem um gorro e um bom casaco). Eis o que cada uma tem de melhor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.