Inglaterra celebra 450 anos do nascimento de Shakespeare com eventos inspirados

Autor de obras etéreas, William Shakespeare (1564-1616) serve também de inspiração ao turismo na Inglaterra. Em sua terra natal, Stratford-Upon-Avon, sua memória e seu legado serão celebrados ao longo de 2014, que marca os 450 anos do nascimento do bardo inglês.

O Estado de S.Paulo

19 Novembro 2013 | 02h18

A primeira das muitas atrações programadas, contudo, entra em cena já na quinta-feira. Um show de luzes em 3D (birthplacelightshow.co.uk) vai iluminar o local de nascimento do poeta e fazer referências a suas obras mais celebradas. Será apresentado até 19 de dezembro, quatro vezes por dia, em intervalos de 15 minutos com início às 17h45. O espetáculo é gratuito e poderá ser acompanhado da Henley Street.

Após o show de luzes, haverá um tour à luz de velas ao berço shakespeariano. O passeio custa 5 libras por pessoa (R$ 18,65) e trará a oportunidade de compartilhar um pouco das tradições natalinas britânicas, com comes e bebes à disposição (bebidas cobradas à parte). Informações: shakespeare.org.uk.

As celebrações avançam no ano que vem, com destaque para a realização da 1.ª edição da Shakespeare Week (shakespeareweek.org.uk), evento que será anual e pretende envolver estudantes e famílias de todo país no universo criativo do poeta e dramaturgo.

Em Londres, o Shakespeare's Globe (shakespearesglobe.com) vai inaugurar em janeiro um espaço especial, o Sam Wanamaker Playhouse, para peças, concertos e óperas à luz de velas. Além disso, o Globe inicia a turnê de Hamlet, que será encenada no mundo todo de 23 de abril de 2014 a 23 de abril de 2016, quando completam-se 400 anos da morte de Shakespeare. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.