Malas: esteja preparado se elas não chegarem

Aconteceu comigo semana passada: minha mala se extraviou na conexão. A experiência ao menos serviu para afinar a minha lista de precauções no departamento bagagem. Não basta carregar na bolsa de mão tudo de que você vai precisar ao chegar (remédios, carregadores, uma muda de roupa). É preciso estar preparado para atrasar a programação em pelo menos meio dia para comprar roupas e cosméticos (um gasto que poderá ser ressarcido por via amigável ou judicial).

Ricardo Freire,

10 Julho 2012 | 03h08

Antes de embarcar, lembre-se de fotografar com o celular a mala, o cartão de embarque e o tag de bagagem. Tenha a sua mala sempre identificada com endereço, telefone e e-mail. E mesmo estando cansado, preencha com extrema atenção o formulário de reclamação: um erro nessa hora reduz bastante as chances de encontrarem sua bagagem.

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Onde posso encontrar restaurantes vegetarianos na Itália e em Portugal? Queria também ter certeza de que meu lixo será reciclado. (Lucia, São Paulo)

Restaurantes italianos em qualquer lugar do mundo sempre são um refúgio seguro para vegetarianos. Querendo encontrar legítimos vegetarianos, jogue no Google "vegetarian restaurants" (ou "vegan", se você não consumir ovos nem leite) com o nome da cidade. Quanto à reciclagem, não se preocupe: a Europa está bastante avançada na coleta seletiva de resíduos.

Montreal, Quebec, Mont Tremblant, Ottawa, Thousand Islands, Toronto e Niagara Falls em apenas 12 dias e de carro: é possível? (David, São Paulo)

Sete destinos em 12 dias, com zigue-zague e estradas. Possível é, mas não será confortável. O ideal teria sido voar a Quebec e começar por lá, evitando ir e voltar de Montreal, e estender a viagem em três ou quatro dias. Devote três dias a Montreal e a Toronto e escolha uma parada para ficar dois dias. Visite Niagara Falls como bate-volta num quarto dia em Toronto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.