Viagem

Museu da TAM anuncia suspensão temporária das atividades

Empresa anuncia fechamento para manutenção por tempo indeterminado. Principal motivo são os altos custos mensais

01/02/2016 | 17h52    

Felipe Mortara - O Estado de S. Paulo

Visual do acervo do museu da TAM, em São Carlos, que está com "suas atividades suspensas temporariamente"

Visual do acervo do museu da TAM, em São Carlos, que está com "suas atividades suspensas temporariamente" Foto: Divulgação

Atualizado às 15h05 de 02/02/2016.

A TAM anunciou nesta segunda-feira, por meio de nota, a suspensão temporárias das atividades do Museu TAM. Localizado em São Carlos, a 253 quilômetros da capital, trata-se do mais completo acervo do País, com 96 aeronaves. Segundo a empresa, a "decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do dólar em relação ao real, resultando numa desaceleração do setor aéreo".

Em carta enviada na tarde desta terça-feira (2), o presidente do museu João Amaro afirmou que a suspensão das atividades é temporária e que será "acompanhada de um plano de modernização e implementação de novas tecnologias e mudanças de local". E que este processo deverá durar até cinco anos. 

Segundo João Amaro, o plano de reestruturação do museu contempla também a abertura para novos patrocinadores, inclusive outras companhias aéreas. “O recesso do museu já estava anteriormente previsto, tendo em vista os nossos planos de mudança estrutural. Quis o destino que uma conjuntura de receita em queda e custos em alta em todo o setor aéreo precipitasse a suspensão das atividades do museu e a discussão estratégica sobre sua modernização e sua mudança de local”, afirma.

No último fim de semana, o museu já estava com portas fechadas "para manutenção". A empresa enfatiza que a situação econômica trouxe instabilidade e levantou a necesside de novos estudos de viabilidade do museu. Segundo o comunicado, a empresa empreenderá estas análises ao longo deste ano e até lá as atividades do museu estão suspensas. A TAM ressalta ainda, que "tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas infelizmente diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível". 

Aberto desde 2006, o museu foi inaugurado num grande hangar com mais de 22 mil metros quadrados. Atualmente, são quase 90 modelos em exposição e mais 30 aguardando trabalho de restauração. Em 2014, o museu recebeu 110 mil visitantes. No entanto, apesar do fechamento do Museu TAM, há muitos outros museus de aviação pelo mundo, saiba quais são aqui


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.