PUBLICIDADE

North Shore, com ou sem ondas

No inverno, as ondas gigantes atraem os campeonatos de surfe, mas no resto do ano dá para curtir praia tranquilamente

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:
Oahu é a ilha mais populosa do Havaí, onde está a capital Honolulu e boa parte dos clichês que conhecemos sobre o arquipélago.No inverno do Hemisfério Norte, a região de North Shore recebe ondas gigantescas, mas no resto do ano dá para curtir a praia, prestando atenção nas correntes mais fortes que chegam vez ou outra. Na foto, Pipeline Foto: Adriana Moreira/Estadão

No inverno do Hemisfério Norte, ondas gigantescas chegam a esse trecho de Oahu que se estende por sete milhas, para a alegria dos surfistas. Em dias de campeonato, não há onde estacionar os carros – há quem passe a noite dentro deles para garantir uma vaga e o direito de acompanhar tudo da areia, já que hotéis não são exatamente o forte dessa área de Honolulu. 

PUBLICIDADE

O verão, contudo, traz uma outra atmosfera a Pipeline e Waimea. Crianças arriscam seus primeiros movimentos sobre uma prancha de surfe. O mar é refrescante e irresistível – mas ainda pode ser traiçoeiro. Os salva-vidas monitoram correntes mais fortes e avisam os banhistas, mesmo nos dias de calma aparente.

Apesar da fama, a área tem poucas opções de serviços. Haleiwa, que dá as boas-vindas a North Shore, tem algumas lojas e casas de madeira, daquelas que se vê nos filmes de surfe. Ali, faça uma pausa na Matsumoto Shaved Ice, o precursor das típicas raspadinhas coloridas que você vai ver por toda ilha. 

A oferta de hospedagem também é pequena – um dos poucos ali é o refinado Turtle Bay (turrtlebayresort.com; diária a partir de US$ 260, para dois), frequentado por atletas de ponta e com vista para o mar de todos os apartamentos. Para quem tem orçamento limitado, há ainda menos opções, que lotam rapidamente. Até mesmo o site AirBnb.com, que aluga quartos e casas inteiras pelo mundo, tem poucas ofertas na região. 

Essa ausência de serviços ajudou a proliferar em North Shore o fenômeno dos food trucks, com uma grande variedade de pratos para alimentar surfistas e afins. A maioria se concentra em Sharks Cove, uma área cheia de piscinas naturais que só deve ser explorada em dias de mar calmo. O Giovanni’s Shrimp Truck é o mais famoso – e com as maiores filas.

Para ir a North Shore a partir de Waikiki, será preciso alugar um carro ou scooter (ambos a partir de US$ 20 a diária, em média). Esqueça os ônibus de linha: a viagem leva aproximadamente três horas, com infindáveis paradas no caminho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.