O pequeno grande enigma das tomadas

Mantenha seus eletrônicos vivos (e a salvo) em qualquer destino. Basta prestar atenção nos tipos de saídas e plugues mundo afora - e providenciar o adaptador

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

Parece besteira, um simples detalhe. Ainda mais diante da empolgação e da expectativa que envolvem a preparação de uma viagem. Mas quem já passou pela desagradável experiência de não conseguir carregar a bateria da máquina fotográfica por incompatibilidade entre plugue e tomada sabe o transtorno que isso causa. Nesses casos, resta apenas sair à caça de uma loja que venda o item ou contar com a boa vontade do recepcionista do hotel para emprestar um adaptador. Para evitar contratempos com seus eletrônicos mundo afora, há duas opções: levar na mala um adaptador universal confiável ou comprar um específico para o país a ser visitado (confira a tabela ao lado). Se um adaptador ou conversor de voltagem for mesmo necessário, é bom providenciá-los ainda no Brasil, pois pode ser complicado encontrar um quando já estiver no destino. Ou por acaso você sabe pedir o item em japonês?

PUBLICIDADE

Padrão nacional

 

 

 

 

 países europeus

 

 

 

 

 

 

Europa 2 (saída schuko)É a segunda mais vista na Europa.Um europlug normalmente serve aqui também

Fique de olho na voltagem para não sair no prejuízo

 

Quem leva na bagagem secador de cabelo, chapinha ou ferro de passar roupa deve redobrar a atenção. Esses eletrônicos normalmente funcionam com uma só voltagem e você corre o risco de ver fumaça saindo do aparelho se não verificar antes o sistema adotado no destino. Em caso de voltagem incompatível, será preciso usar um conversor. Pelo menos se não quiser andar com a roupa amassada ou adotar um look com cabelo ao natural.

Publicidade

Eletrônicos recarregáveis, como laptops, câmeras fotográficas e telefones celulares, geralmente são bivolts, uma preocupação a menos. Confira:

BrasilDependendo do Estado, a voltagem é diferente. São Paulo, Rio, Minas Gerais e Bahia adotam o padrão 110 volts. Mesmo assim, algumas cidades paulistas e fluminenses optaram por 220V. Nas capitais, é comum encontrar tomadas 110 e 220 volts. Basta usar a certa para evitar problemas. Os demais Estados ficam em 220V.

 

América do SulA maioria dos países utiliza 220 volts, mas há exceções: Colômbia e Equador adotam 120V.

 

América do NorteEUA, Canadá e México adotam a mesma variação, de 110V a 127V.

 

EuropaA voltagem está praticamente unificada. Os aparelhos elétricos funcionam com 220 a 240 volts.

 

OceaniaAustrália e Nova Zelândia também seguem um só padrão, com voltagem de 230V.

 

ÁsiaNo Japão, a voltagem usada é de 110 volts. China, Hong Kong e Índia adotam 220V.

Publicidade

 

Veja também:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.