Gonzalo Fuentes/Estadão
Gonzalo Fuentes/Estadão

Os 20 pontos turísticos mais fotografados do mundo

Levantamento inédito mostra que Torre Eiffel, Big Ben e Louvre são os monumentos mais postados no Instagram – quase sempre do mesmo ângulo

Mônica Nobrega, O Estado de S.Paulo

01 Agosto 2017 | 05h00

Torre Eiffel ao fundo, Jardim do Trocadero ou ampo de Marte em primeiro plano. Com pouquíssima variação, o gramado em vez da fonte, quantas vezes você já viu a foto acima? 

Pois só o Instagram publicou imagens muito parecidas com esta cerca de 1 milhão e 630 mil vezes. O equivalente a 35% dos cliques da Torre Eiffel que já passaram pela linha do tempo da rede social – um total de 4,65 milhões de fotos do monumento parisiense. O dado está em um levantamento feito pela World Photography Organisation, que atua em 180 países, a pedido da área de smartphones da Sony. O estudo mostra os pontos turísticos no mundo mais postados no Instagram, e também quais são os ângulos que os turistas mais escolhem para fotografar. 

Clique aqui para ver os 20 pontos turísticos mais postados no Instagram. 

Figurinha repetida. O levantamento Xperia New Perspectives mostrou que os turistas que postam no Instagram são pouco criativos na hora de clicar. O segundo monumento mais “instagramado” do mundo, o Big Ben, em Londres, já foi postado 2,43 milhão de vezes – metade delas, de forma repetitiva.

O Cristo Redentor, no Rio, 16.º mais postado, com 581 mil fotos, chega a 71% de ângulos repetidos nos cliques. Machu Picchu, no Peru, 12.º lugar mais postado, é o campeão da mesmice, com 85% das 745 mil fotos muito parecidas entre si. 

O resultado prático é o desinteresse dos seguidores. Ou seja, menos curtidas. Popularidade na rede social também depende de criatividade ao fotografar. 

Leia dicas de fotógrafos profissionais para fazer fotos mais criativas. 

Além de analisar as hashtags no Instagram, a pesquisa entrevistou 5.352 pessoas, das quais 52% disseram preferir dar likes a fotos “diferentonas”. A seguir, fotógrafos experientes indicam como registrar melhor suas viagens – e ganhar curtidas por isso. 

E se o que você quer é garantir a selfie perfeita, clique aqui e veja as sugestões. 

Mais conteúdo sobre:
Viagem Fotografia Instagram

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.