Outros horizontes

Com a chegada de uma série de novos voos internacionais – serão 38 até o fim do ano, para sete destinos – Viracopos dá início a um plano de expansão previsto para ser concluído em 2030

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:

Um sonho antigo para quem mora no interior, um novo hábito para os que vivem na capital. A partir de dezembro, voar para o exterior saindo do Aeroporto de Viracopos passará a ser rotina. O aeroporto começou 2014 com apenas três voos internacionais - todos da TAP, rumo a Lisboa - e terminará com 38 voos para um total de sete destinos, com duas empresas aéreas a mais em operação.

Área de check-in em Viracopos; Copa, Gol e Azul têm voos estreados este ano Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Mais opções equivalem a mais possibilidades de encontrar uma passagem com sua cara e, em alguns casos, preços menores. Miami, Orlando e Nova York - cidades nas quais o Brasil sempre está entre os líderes em emissão de turistas -, além do Panamá (hub da Copa Airlines para o Caribe) são os destinos inaugurais de uma lista que deve crescer ainda mais nos próximos anos. O programa de expansão da concessionária responsável pelo aeroporto prevê que, até 2030, 80 milhões de passageiros passem por Viracopos. Em 2013, foram 9,3 milhões; até 2018, a ideia é que esse número já tenha dobrado.

Consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Adalberto Sebeliano explica que, com as concessões dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada nos últimos dois anos, começou uma disputa para trazer voos internacionais. "As concessionárias têm muito interesse em trazer esses voos porque dão rentabilidade maior. Trazem mais carga no porão e os passageiros estrangeiros tendem a gastar mais no aeroporto", acredita. "A inserção brasileira no tráfego internacional está aumentando."

Sorte dos passageiros. A Gol foi a primeira a ampliar os horizontes de Viracopos, em julho, com seu voo para Miami (escala em Santo Domingo, na República Dominicana). A Azul - que colocou Viracopos nos holofotes ao chegar ao País no fim de 2008 - estreia em solo internacional seguindo para Fort Lauderdale (vizinha a Miami) em 1.º de dezembro. No dia 15, passa a voar para Orlando e, em 2015, decola rumo a Nova York, embora a data do início das operações ainda não tenha sido confirmada.

A American Airlines inaugura sua presença em Campinas em 2 de dezembro, com um voo rumo a Nova York e, no dia seguinte, passa a aterrissar também em Miami. A Copa Airlines decola para o Panamá dia 10 - de lá, é possível seguir para 40 outras conexões.

É claro que ainda há muito a ser feito. O plano de expansão da concessionária de Viracopos prevê cinco fases - esta é apenas a primeira.

Transporte é outra questão a ser melhorada. A Azul conta com ônibus gratuitos para o aeroporto, saindo de vários pontos de São Paulo, mas não permite reserva de assentos. Ao contrário da TAP: a reserva é obrigatória para usar o ônibus da empresa desde Congonhas. Para quem voa por outras companhias, é preciso pegar o ônibus da VB (vbtransportes.com.br) no Terminal Tietê - preste atenção: o destino é Viracopos, e não Campinas. A viagem leva, em média, 1h40, e a passagem custa R$ 24,25. / COLABOROU FELIPE MORTARASaiba mais
*Estreia em 20 de dezembro o voo direto da TAM (tam.com.br) entre Guarulhos e Cancún. Com frequência semanal, vai decolar aos sábados, às 12h50 (ida) e 19h (volta) - horários locais. Bilhetes já estão à venda e custam R$ 4.063, em classe econômica
*Não há muita diferença de preço entre os estacionamentos de Guarulhos e Viracopos. No primeiro, começa em R$ 9 (1ª hora) e R$ 30 a diária no novo edifício-garagem; no segundo, a 1ª hora custa R$ 7, enquanto a diária é mais cara: R$ 40 
*Em dezembro, a Gol ampliará de três para cinco as frequências semanais do voo direto São Paulo–Punta Cana que estreou em 26 de outubro. As saídas, às 16h30, já ocorrem às quintas, sábados e domingos, e passarão a ser feitas também às segundas e sextas

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.