PUBLICIDADE

Paraty de todas as artes

O que não falta na cidade são eventos culturais - corra para conseguir lugar na Flip deste ano

Por Monica Nobrega
Atualização:

Vocação cultural.

Paraty compreendeu há tempos que efervescência artística é o que os turistas esperam dela. E faz todo o esforço para não decepcionar. O cenário irretocável de mar, barcos de pesca, ruas de pedra e casarões coloniais serve de luxuosa embalagem para eventos culturais cada vez mais numerosos e variados.

Basta consultar o calendário anual da cidade no site

www.paraty.com

: é quase certo haver algum evento programado na data da sua viagem.

 

Luxuosa embalagem: eventos ocorrem em meio a casario histórico

Desenho e música.

Publicidade

A novidade de 2009 é um espetáculo que mistura essas duas artes. O recital

PUBLICIDADE

Aquarelas de um Brasil

estreou no mês passado e conta a história do País por meio de aquarelas assinadas por José Andreas. Canções executadas no baixo acústico pelo próprio Andreas e no piano por Deuse Melo acompanham a exibição dos desenhos.

A apresentação, grátis, ocorre na Casa da Cultura (Rua Dona Geralda, 177; tel.: (0--24) 3371-2325, sempre às 20h30. A próxima está marcada para o dia 26 e há outras quatro datas confirmadas: 30 de abril, 21 de maio, 18 de junho e 30 de julho. A programação detalhada (e sempre ótima) da Casa da Cultura está em

www.casadaculturaparaty.org.br

.

Gastronomia.

Comida é tema tão relevante quanto arte em Paraty. Tanto que a cidade tem quatro festivais para o paladar programados para este ano. O primeiro, batizado de Delícias do Mar, vai de 10 de abril a 3 de maio com participação de 13 restaurantes e cardápios recheados de peixe, lagosta, camarão... A lista de estabelecimentos e os menus está em

Publicidade

www.paratycvb.com.br

.

Em junho ocorre o Festival do Camarão, de 11 a 14 (na Ilha do Araújo) e de 19 a 21 (na Praia Grande). De 20 a 23 de agosto é a vez do Festival da Pinga, que chega à 27ª edição e brinda o público com drinques feitos com cachaça e culinária típica. A última chance do ano para se esbaldar à mesa em Paraty será o estreante Festival de Gastronomia Caiçara, de 26 a 29 de novembro.

Literatura.

E, claro, tem a Flip. Neste ano, Paraty vira território dos livros de 1º a 5 de julho, quarta-feira a domingo. O homenageado da sétima edição da festa literária mais importante do País está definido: Manuel Bandeira (1886-1968).

A concorrida Flip exige reserva de pousada bem antecipada. A cidade lota - e de gente interessante. Motivo de sobra para se apressar. Informações:

www.flip.org.br

.

Fotografia e cinema.

Publicidade

O ano artístico terá ainda o 5º Paraty em Foco, de 23 a 27 de setembro, dedicado à fotografia, com exposições e workshops ainda por definir.

Em outubro, de 9 a 12, é a vez do cinema. O festival internacional dedicado à sétima arte foi criado no ano passado e exibiu filmes de graça em uma tenda na Praça da Matriz, ponto de encontro da cidade. Sem dúvida, uma sala de cinema impecável.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.