Por que a vieira é o símbolo do Caminho de Santiago?

PUBLICIDADE

Por Felipe Mortara
Atualização:

Por que uma concha é o símbolo de um caminho que ao longo de 800 quilômetros não margeia o mar?

Vieiras estão por todo o Caminho Foto: Feliz Ordonez/Reuters

PUBLICIDADE

As praias da Galícia costumavam ser repletas de vieiras. Ao longo da Idade Média, sem compostela impressa e assinada pela igreja, a concha de vieira passou a ser considerada uma prova de que alguém realmente havia cumprido a peregrinação.

Depois de alcançar Santiago de Compostela, os peregrinos iam até Finisterre, a 100 quilômetros (ou três dias de caminhada), escolhiam uma bela vieira e a levavam como prova. No caminho de volta, a concha era usada para tomar água, comer, e suas bordas afiadas serviam também para cortar alimentos.

A imagem de São Tiago, na Catedral de Compostela, também carrega conchas - dizem que são resultado de seu corpo ter navegado da Palestina até ali. Há ainda uma lenda: o santo teria salvado um cavaleiro que afundava, o qual ressurgiu com o corpo forrado de conchas.

Outra versão para o simbolismo da vieira sugere ainda um vínculo ainda mais distante. A concha simbolizava a fecundidade em cultos pagãos, por meio da figura da deusa Vênus. Na Antiguidade, atribuía-se a Vênus o papel de protetora dos navegantes e pescadores, vínculo que posteriormente o candomblé associou à imagem de Iemanjá.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.