1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Quantos países tem o mundo?

Mr. Miles, miles@estadao.com.br

18 Novembro 2010 | 10h 00

     

 

 

Sem dizer em que parte do planeta está no momento (seria ainda a Bulgária?), nosso correspondente responde à pergunta da semana:

 

Mr. Miles: acompanho assiduamente a sua coluna e reparei que, nesses mais de cinco anos, o número de países que o senhor visitou jamais foi atualizado. O senhor não tem visitado lugares novos? Ou existe algum erro na contagem publicada?

Mauricio S. Viegas, por e-mail

 

"É uma boa pergunta, my friend. Lamento, however, que ela se repita, de uma forma ou de outra, tão assiduamente. Deixe-me tentar explicar esse problema de uma vez por todas: como muitos de meus leitores sabem, jamais fui um colecionador de países. Therefore, nunca tive a preocupação de contá-los nem de colocar alfinetes em um mapa-múndi.

 

O número que se vê ao pé desta coluna é apenas o resultado de um levantamento superficial que fiz, nos anos 1960, a pedido de uma apaixonante repórter do jornal San Francisco Chronicle. Confesso que o produzi pelo único motivo de conseguir marcar um novo encontro com ela. Portanto, I’m afraid, ele não tem nenhum critério.

 

Nevertheless, surpreende-me o interesse das pessoas por tais pormenores. Assim, quando vi o seu e-mail resolvi dar uma olhada no atlas que existe na casa de tia Muriel. É um exemplar bem novo e atualizado. Constatei, inicialmente, que - oh, my God! - eu já estive em todos os países do planeta.

Se bem que, numa análise mais profunda, há uma série de incongruências. Já visitei, for instance, a União Soviética. E, como naquele tempo tanto a Geórgia quanto a Ossétia do Sul pertenciam à União Soviética, então deveria incluí-las em minha lista. Mas é claro que estive na Geórgia e na Ossétia mais tarde. Então, what I’m supposed to do? Excluir a União Soviética? Mas como, se eu a conheci?

 

Raciocínio um pouco diferente se aplica a Burkina Fasso. Eu não me lembro de ter ido a esse país. Mas, veja só: fui algumas vezes a Alto Volta, o nome anterior de Burkina Fasso. Então, será que conheço ou não conheço o país, dentro do critério simples de tê-lo visitado?

 

Do you see, Morris? Que inútil é encarar esse exercício! Visitar um lugar não significa conhecê-lo. Algumas vezes, nem mesmo visitá-lo 20 ou 30 vezes ajuda a formar uma impressão definida. In fact, my friend, nem se sabe quantos países existem. Diversas fontes confiáveis divergem sobre o tema.

 

A ONU conta 191, mas o Banco Mundial jura que são 229. A Fifa tem 209 países associados, mas, entre eles, quatro pertencem a nós, do Reino Unido. Porque, besides England, participam das competições mundiais a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Todos territórios da rainha Elizabeth!

 

De minha parte, dear Morris, prefiro acreditar nos números que me foram passados por mr. J. M. (um alto executivo da Visa, que prefere manter seu nome em sigilo). Segundo ele, estabelecimentos de 249 países enviam, mensalmente, suas faturas para a empresa.

 

Ora, me parece impossível inventar um país apenas para aceitar um cartão de crédito. Don’t you agree?"

 

 

 

 

*É O HOMEM MAIS VIAJADO DO MUNDO. ESTEVE EM 132 PAÍSES E 7 TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS

 

 

Veja também:

linkMéxico sem visto: pergunte-me como

linkNova York no inverno a preços reduzidos

linkGosto de história

linkBeleza medieval entre muralhas e torres

linkHoras de dedicação ao pecado da gula. E à merecida e sagrada siesta

blog Blog. Dicas e bastidores das viagens da nossa equipe

blog Twitter. Notícias em tempo real do mundo turístico

 

 

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo