PUBLICIDADE

‘Recuerdos’ e luxos para levar para casa

Do popular Mercado de la Ciudadela ao refinado Polanco, metrópole tem vocação para as compras

Por PAtrícia Villalga
Atualização:

 

 

Algumas cidades têm vocação óbvia para compras – Nova York, Pequim e até a paraguaia Asunción. Não é o caso da Cidade do México e, por isso mesmo, suas lojas cheias de surpresas são divertidas de percorrer.

 

PUBLICIDADE

Um bom passeio é o Mercado de la Ciudadela, no Centro Histórico, com preços camaradas e vendedores que estimulam a pechincha. Requer, no entanto, garimpagem incansável se não quiser sair de lá só com imãs de geladeira e quinquilharias afins para dar de presente na volta.

 

Procure pelas boas peças de prata a preços convidativos e vestidos típicos bordados, que custam uma nota nas butiques, mas lá saem por cerca de R$ 25 – é só encurtar um pouco para arrasar na saída da praia.

 

Mas as melhores compras estão no bairro de Polanco, que concentra tanto as grifes americanas e europeias quanto lojinhas charmosas. Uma informação preciosa: a marca italiana Diesel, de jeans cobiçados, tem fábrica no México. Por isso, o preço das peças no país são bem mais camaradas. A loja fica na elegante Calderón de la Barca, 108.

 

Em um curto percurso, você chega à galeria Pasaje Polanco, na Avenida Masarik, 380. Ali, compra-se artesanato de qualidade, como belos pratos de porcelana e as catrinas, caveiras típicas do Dia dos Mortos. Num primeiro momento, as figuras fúnebres podem parecer estranhas – algumas, feitas à imagem do que seriam celebridades no além-túmulo, como Michael Jackson. Mas logo se entende a beleza da relação que os mexicanos têm com a morte. Uma boa lembrança para enfeitar a casa.

 

 

 

O QUE LEVARCalçado confortávelNo México, as distâncias são grandes e se caminha bastante. Coloque roupas leves na mala e pelo menos um calçado confortável.

 

Protetor solarMesmo no frio, você poderá ficar exposto ao sol, no caso da visita a Teotihuacán.

Publicidade

 

RemédioA fama da comida mexicana não é à toa. Não custa nada levar um antiácido ou uma pastilha para enjoo.

 

O QUE TRAZERTequilaVocê vai dar de cara com tequilas que só existem lá. As "100% agave azul" são para tomar de joelhos.

 

EspeciariasQue tal preparar um jantar com ares mexicanos para os amigos na volta? Não se esqueça da pimenta.

 

 

Veja também:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.