Rota da Arte percorrerá o interior do Estado

O escritor Antonio Callado disse, certa vez, que a obra do pintor Cândido Portinari "ensinava os brasileiros a amarem mais sua pátria". Não é para menos que o paulista de Brodowski, cidade a 337 quilômetros da capital, é a estrela da Rota da Arte, novo programa turístico em São Paulo.

O Estado de S.Paulo

28 Abril 2015 | 02h07

O circuito, lançado pela Secretaria de Turismo do Estado no último dia 22, contempla, além da casa de Portinari, os municípios de Altinópolis, Batatais, Franca, Ribeirão Preto e São Simão. Todos lugares que concentram nomes importantes do cenário cultural brasileiro.

Estão entre eles o poeta e escritor Abdias Nascimento (1914-2011), defensor da cultura afrodescendente; o fotógrafo, escultor, arquiteto e pintor Bassano Vaccarini (1914-2002); e Marcelo Grassmann (1925-2013), desenhista e artista plástico.

O objetivo, segundo Roberto de Lucena, secretário da pasta, é preservar a memória dos artistas brasileiros. "Eles engrandecem a atividade turística em São Paulo", afirma.

Como a rota foi anunciada na última semana, durante a feira de turismo WTM, em São Paulo, ainda não há pacotes fechados que passem por todas as cidades. Segundo o prefeito de Brodowski, Elves Sciarretta Carreira, a ideia é poder vendê-los aos turistas até o fim do ano.Itinerário. O roteiro começa em São Simão, terra de Marcelo Grassmann; segue para Ribeirão Preto, onde viveu Bassano Vaccarini; passa por Brodowski e Batatais, onde ficam a casa de Portinari (1903-1962) e o Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, onde está 0 maior acervo das obras sacras do pintor; chega ao Museu Regina Duarte, em Franca; e termina em Altinópolis, onde há um museu a céu aberto com obras de Vaccarini.

Apesar de a rota ainda não estar concretizada em pacotes específicos, é fácil visitar todos estes lugares de maneira independente ? e ir além da parte artística. Em Batatais, a 353 quilômetros da capital, por exemplo, aproveite para parar na Cachoeira dos Caiapós.

/ BRUNA TONI

Mais conteúdo sobre:
Rota da Arte viagem O Estado de S. Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.