Sete dicas para clicar bem suas andanças

Cada vez mais acessíveis, as câmeras digitais animaram fotógrafos amadores a darem seus cliques por aí. Mas equipamentos modernos não são sinônimo de boas fotos ? vai depender de enquadramento, ângulo, perspectiva... Para fazer bons cliques, o fotógrafo do Estado Nilton Fukuda selecionou sete dicas básicas:

O Estado de S.Paulo

25 Maio 2010 | 01h57

1 Sempre trabalhe a favor do sol, nunca no contraluz. Dessa maneira, você evita que a imagem saia escura. À noite, use o flash para fotografar pessoas.

2 Para ter a dimensão exata da cena, use a tela de cristal líquido (LCD) em vez do visor da câmara para fotografar.

3 Nada de fotos sem cabeças ou pernas. Focalize a pessoa na altura da barriga, nunca nas juntas. Isso vale também para pegar o ponto turístico ao fundo: deixe seus amigos em um dos cantos da imagem e focalize na altura do peito.

4 Em lugares fechados com pouca luz, chegue perto do alvo em vez de usar o zoom. Isso evita fotos escuras e economiza bateria. Outra sobre o zoom: se for aproximar demais a imagem, apoie a câmera para evitar fotos tremidas.

5 Viajou sozinho e vai tirar um autorretrato? Segure a câmera com as duas mãos.

6 Leve sempre mais de um cartão de memória e faça rodízios, mesmo que não estejam cheios. Se um deles tiver problemas, haverá o outro com imagens do local.

7 Prudência nunca é demais. Faça backup das fotos: salve em pen drive ou CD, envie para álbuns digitais ou mesmo para seu e-mail. / M.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.