Julio Szymanski/AE
Julio Szymanski/AE

Shows de música e dança pelo Brasil

Bonecos de neve, bolas coloridas e pinheirinhos iluminados decoram praças e avenidas. Papais Noéis alegram crianças. E concertos de música, desfiles e feiras temáticas completam o cenário natalino em diferentes cidades brasileiras.

14 Dezembro 2010 | 12h01

 

Em Curitiba, os eventos são tão tradicionais que se tornaram atrações turísticas. Como o espetáculo do Coral Infantil do HSBC, que completa 20 anos com o tema Unidos por um Natal Feliz.

 

Das janelas do Palácio Avenida, no centro da cidade, 160 crianças entoam canções de Natal e também clássicos da MPB. Neste ano, a atriz convidada e mestre de cerimônia é Isabela Garcia. As próximas apresentações do coral ocorrem na sexta-feira, no sábado e no domingo, sempre às 20h30. Chegue com pelo menos 20 minutos de antecedência - é grátis.

 

Uma vez na cidade, prepare um roteiro para ver outras atrações típicas desta época. Pelo terceiro ano consecutivo, o Hotel Radisson promove o show da Árvore Encantada. São 50 mil lâmpadas para iluminar as 60 crianças do Coral Curumim, que interpretam o tradicional auto natalino e o pastoril brasileiro. Os shows estão marcados para os dias 17 e 22, às 21 horas. Grátis.

 

Quem curte fazer umas comprinhas não pode deixar de incluir na programação as feiras natalinas. A da Praça Osório, por exemplo, funciona até 23 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas - aos domingos, das 14 às 20 horas. Confira a programação de Natal na cidade: natalcuritiba.com.br.

 

Com tempo, vá até São José dos Pinhais, a apenas 15 quilômetros de Curitiba. Lá fica a Casa do Papai Noel, com presépios gigantes, trenós e tudo o mais a que o bom velhinho tem direito. Os visitantes podem participar da oficina de bolachas, assistir a grupos folclóricos e comprar na feirinha. A casa ficará aberta até dia 23, das 18 horas às 22h30. Entrada a R$ 5.

 

Na praia. No Rio, a grande atração será o show de Roberto Carlos na Praia de Copacabana, em um palco montado em frente ao Copacabana Palace. Será a primeira vez em 35 edições que o cantor vai fazer seu tradicional especial de Natal ao vivo. No repertório, antigos sucessos do rei, que receberá no palco convidados como a escola de samba Beija-Flor. O show está marcado para o dia 25, às 21h30.

 

Já no interior do Estado, quem se destaca neste período é Penedo. Colonizada por finlandeses, a cidade também tem uma Casa de Papai Noel. É, na verdade, um parque temático, com estrutura para apresentar espetáculos de música, teatro e dança. E um correio que recebe as cartas das crianças de todo o País. Entrada a R$ 3.

 

 

Boas-vindas

Música e tradição

 

Que tal um clima mais europeu para celebrar o Natal? Em plena Serra da Mantiqueira, Monte Verde se destaca com o 3º Festival de Natal. Todo sábado, às 19 horas, um grupo se apresenta na Avenida Monte Verde entoando canções natalinas.

 

Até 6 de janeiro, o clima de Natal embala Campos do Jordão. As crianças adoram a Casa do Papai Noel, em Capivari, onde elas podem fabricar brinquedos e escrever cartas. Nesse período, 26 restaurantes da cidade preparam menu especial.

 

Shows gratuitos - como de Martinho da Vila e dos Paralamas do Sucesso -, manifestações tradicionais e desfiles alegóricos fazem parte da programação doCiclo Natalino do Recife, que segue até 6 de janeiro em diferentes pontos da cidade.

 

Veja também:

linkNatal Luz de Gramado: versão fim de semana

link Mercados de sonhos

linkMusicais e delícias típicas em uma Paris ainda mais iluminada

blog Blog. Dicas e bastidores das viagens da nossa equipe

blogTwitter. Notícias em tempo real do mundo turístico

 

 

Mais conteúdo sobre:
viagem Natal

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.