Mônica Nóbrega/Estadão
Mônica Nóbrega/Estadão

Travessia de Santiago a Mendoza: até junho, faça de avião

A estrada que liga Santiago, no Chile, a Mendoza, na Argentina, cruzando os Andes, está em obras. O trecho mais dramático da travessia – os “Caracoles”, uma sequência vertiginosa de cotovelos que marca o fim da subida no lado chileno – está com trânsito em meia pista, devido à manutenção. A previsão é que as obras só sejam concluídas em junho. Até lá, a estrada inteira funciona apenas em sentido único. De dia é permitido o tráfego no sentido Argentina-Chile; o sentido Chile-Argentina prevalece à noite. Desta maneira, só quem vem da Argentina , com luz do dia, pode apreciar a paisagem (mas ainda assim vai enfrentar lentidão e atrasos). Meu conselho: enquanto a estrada não for inteiramente liberada, faça o trecho de avião: são 35 minutos de voo panorâmico. Não esqueça de reservar a janelinha.

Ricardo Freire,

01 Fevereiro 2013 | 21h59

Viaje na pergunta

Queremos ir a Cancún. Quando evito os furacões? Compro pacote ou tudo separado? All-inclusive ou não? (Marcos, São Paulo)

Para evitar furacões, viaje entre dezembro e julho; os meses mais secos vão de fevereiro a maio. Há muitos passeios na região, por isso acho o all-inclusive contraproducente. Viajar desempacotado aumenta suas opções; a chave é conseguir uma boa tarifa aérea. Reserve hotel com 3 meses de antecedência. Leia meu dossiê sobre a região em migre.me/cYB1B.

Procuro um hotel de US$ 150 em South Beach (Miami), entre 14 e 17 de maio. Me ajuda? (Monique, São Paulo)

Tenha em mente que os hoteizinhos déco de South Beach não são mais o que eram. Com a concorrência dos hotéis de luxo que se instalaram na Collins para lá da Rua 20, os antigos hotéis-butique menorzinhos entraram em decadência. Isso se reflete nas notas dos hóspedes. O único hotel nesta faixa de preço que achei no Booking.com com nota maior que 8 é o Hotel 18.

 

* Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.