Trilhas ao sabor do vinho no Vale do Rhône

Siga o caminho das pequenas vinícolas. Com a taça na mão

PUBLICIDADE

Foto do author Márcia De Chiara
Por Márcia De Chiara
Atualização:

Adeptos de caminhadas e amantes de bom vinho podem unir o agradável ao agradabilíssimo: andar pelas trilhas do Vale do Rhône e, depois, provar a bebida produzida ali, apreciando a bela paisagem montanhosa. A Rota do Vinho de Valais, uma das principais do país, fica entre as cidades de Martigny e Leuk. São 50 quilômetros margeando vinhedos centenários, com 180 adegas pelo caminho.

O sol presente em 300 dias do ano, acompanhado pelo vento, garante a produtividade das videiras e a qualidade da uva. Os produtores da região - donos de pequenas vinícolas, em sua maioria - cultivam a fruta seguindo os princípios da agricultura orgânica.

PUBLICIDADE

 

As uvas ocupam mais de 5 mil hectares de terras acidentadas. Videiras a perder de vista, morro abaixo e morro acima. Acima mesmo. Em Visperterminen estão as plantações mais altas do Valais, e também da Europa. Uvas que nascem a 1.150 metros do nível do mar.São 59 variedades, com privilégio para as uvas brancas. A Chasselas, a principal, é usada para produzir o Fendant, típico de Valais e acompanhante mais que perfeito para os também tradicionais fondue e raclete.

 

Veja também:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.