Um hub cultural no centro da Ásia

Uma cidade arborizada espalhando-se a partir da base da cadeia de montanhas de picos eternamente nevados Tian Shan, Almaty é a antiga capital do Casaquistão, maior centro urbano do país e o mais importante hub cultural na Ásia central. Abastecida pelas crescentes levas de petrodólares que chegam ao país, a cidade ganha ainda mais vida durante os meses de primavera e no verão, quando os moradores aproveitam a atmosfera dos restaurantes, pátios de cafés, aulas de ioga e galerias de arte.

GABRIELA MAJ / ALMATY , THE NEW YORK TIMES, O Estado de S.Paulo

04 Setembro 2012 | 03h10

Um novo sistema de metrô, inaugurado em dezembro, tem interiores que combinam elementos estéticos do período stalinista e um brilho moderno.

Cafeteria

Rua Baiseitova, 32; cftr.kz

Localizada em uma arborizada rua no centro da cidade, o melhor da Cafeteria são suas mesas na calçada. Dentro, exposições e um ótimo café fazem do local um dos preferidos entre os apreciadores de arte de Almaty.

Tengri Umai Gallery

Rua Panfilov, 103; tu.kz

A galeria Tengri Umai está na linha de frente da cena artística vanguardista de Almaty. Representa artistas como Moldakul Narymbetov (1948-2012), que se destacou entre seus conterrâneos por incorporar o xamanismo tradicional cazaque entre seus performáticos trabalhos.

Arasan Banya

Rua Tulibayeva, 78;

arasanspa.kz

A fortaleza retrofuturista, formada por câmaras grandiosas sob domos abobadados, oferece uma especialidade regional: a banya, ou casa de banho pública, com plataformas de massagem de mármore aquecido.

Paradise Cafe

Rua Ryskulbekov, 18A

Iguarias da Ásia central como cordeiro, dumplings (espécie de bolinhos de massa cozida) de abóbora e noodles feitos à mão conhecidos como laghman definem a hora do almoço neste badalado café, inaugurado há um ano. O caleidoscópio cultural da cidade está bem representado em pratos de origens uigur, usbeque, cazaque e azerbaijana no cardápio.

Golden Bridge Yoga Club

Nurlitau, bloco 46, 8º andar;

goldenbridge.kz

Em um novo complexo de vidro e aço com vistas para as montanhas Tian Shan, o clube Golden Bridge oferece aulas populares com apelo jovem e urbano, bem como uma pequena loja de lembranças e um bar de sucos e chás. Aos visitantes, são oferecidos chinelos macios na entrada, uma tradição cazaque.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.