Um roteiro para invadir de vez as melhores praias dos cariocas

Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo. É para lá que eles vão - e nós também nos próximos feriados

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:

Uma antiga vila de pescadores que se transformou no destino dourado do litoral fluminense. E uma cidade com longas faixas de areia e toda a estrutura que um turista pode querer. Sem falar de um paraíso para mergulhadores, ainda com bons toques rústicos. Em comum, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo - vizinhas na chamada Região dos Lagos - têm a rara beleza, as águas geladas e a preferência dos cariocas quando o assunto é relaxar fora da cidade, mas sem ir muito longe de casa.

 

PUBLICIDADE

Afinal, não mais que 160 quilômetros ou duas horas de carro separam Rio e Cabo Frio, a primeira do trio a surgir na estrada. Partindo da capital paulista, são quase 600 quilômetros, percorridos de carro em algo como sete horas. Trocando em miúdos, fica pesado para passar apenas o fim de semana, como fazem os cariocas, mas razoável para curtir um dos nove feriados emendados que teremos pela frente em 2009. Se puder fugir dessas épocas mais concorridas, tanto melhor. Na alta temporada, até março, há vôos da Gol saindo de São Paulo para o aeroporto de Cabo Frio. Em compensação, é difícil encontrar vagas nos hotéis e não há como escapar da fila na padaria ou da eventual falta d?água. Dito isso, saiba que o passeio tem garantia de qualidade - seja nas praias, na hospedagem ou na gastronomia.

Búzios é o destaque absoluto da região desde que Brigitte Bardot aportou por lá com seu bem recheado biquíni duas peças (a cidade homenageia a eterna musa com uma estátua na orla que leva seu nome, na Praia da Armação). E, bem mais recentemente, virou escala preferencial dos cruzeiros turísticos. Nesta temporada, serão 141 paradas no porto local, trazendo 277 mil passageiros. Haja espaço na Rua das Pedras.

 

Afinal, é naquele trecho de míseros 600 metros que todos circulam. As famílias chegam no fim da tarde, para um lanche ou um sorvete. Bem mais à noite, moçoilas desfilam em saltos nada condizentes com as reentrâncias do chão, prontas para abalar a Privilège ou a Pacha. Consumistas, por sua vez, vão à loucura nas lojas de roupas, biquínis e acessórios de qualidade e preços tão variados quanto o público que passeia pelo local.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.