Viajar com criança: comece na sua cidade

Muita gente quer saber o que fazer com crianças em lugares que não sejam propriamente infantis. Perguntas inocentes como "aonde levar as crianças em Paris?" escondem um princípio de pânico: meu Deus, estamos viajando em família e não é nem para a Disney nem para um resort! E agora? É uma questão de educação. Se você ensinar a seus filhos que toda saída de casa envolve toboágua ou montanha-russa, fica difícil propor outros programas.

Ricardo Freire, O Estado de S.Paulo

25 Setembro 2012 | 03h12

Comece levando as crianças para fazer turismo na sua cidade. Você vai entender o timing delas e desenvolver uma dinâmica para essas saídas. Aprenda a transformar programas não infantis em aventuras pelo mundo dos adultos. E quando viajar, evite programas longos que não possam ser interrompidos: assim você não estressa nem a criança, nem os outros passageiros.

Aonde é melhor ir com criança de 6 anos em Foz do Iguaçu: no lado brasileiro ou no lado argentino? (Mariana, São Paulo)

O lado brasileiro é mais bem equipado para viagens em família - tanto na parte de hospedagem (há muitos hotéis tipo resort), quanto dos passeios. O parque argentino é mais emocionante (você tem mais contato com a água), mas requer muita caminhada. O parque brasileiro é compacto e o Macuco Safari é mais seguro que o passeio náutico argentino.

Quero fazer uma viagem cultural com meus filhos de 10 e 11 anos em janeiro. O que pode sugerir? (Luciana, Rio de Janeiro)

Janeiro é uma ótima época para ir à Patagônia argentina: seus filhos vão aprender sobre glaciares em El Calafate e ver bichos em Ushuaia. O navio Iberostar Gran Amazon, que desce o Rio Negro (sem mosquitos!), é um programão e apresenta a Amazônia aos pequenos. Considere também uma excursão que combine o Cairo com um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito.

*Acompanhe o caminho do colunista em viajenaviagem.com.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.